Notícias

Estado Islâmico faz nova ameaça à Espanha e fala em ‘vingar’ Inquisição

(ANSA) – Quase uma semana depois dos atentados na Catalunha, o grupo jihadista Estado Islâmico (EI) publicou um novo vídeo no qual celebra as mortes em Barcelona e Cambrils e faz um apelo por novos ataques terroristas.

A gravação mostra dois membros da milícia – um de rosto descoberto e outro de máscara – falando em espanhol. “A jihad [guerra santa] não tem fronteiras. Façam a jihad onde vocês estiverem, e Alá felicitará vocês”, diz um deles.

O extremista ainda afirma que os cristãos não devem se esquecer do “sangue muçulmano derramado pela Inquisição espanhola”. “Vingaremos sua matança, e Al-Andalus voltará a ser o que foi, terra de califado”, acrescenta o terrorista, fazendo referência ao nome da Península Ibérica durante o período de dominação árabe, entre 711 e 1492.

estado islâmico

Segundo Rita Katz, diretora do portal de contraterrorismo “SITE”, é a primeira vez que o EI veicula um vídeo em espanhol em suas mídias oficiais. Os atentados da semana passada em Barcelona e Cambrils, que mataram 15 pessoas, foram reivindicados pelo Estado Islâmico.

A Espanha está na mira da milícia não apenas por ter perdido boa parte de seu território para muçulmanos na Idade Média, mas também por integrar a coalizão internacional que combate o EI no Oriente Médio e no norte da África.

A célula jihadista da Catalunha era composta por pelo menos 11 homens, sendo que seis foram mortos pela polícia, três acabaram presos, e dois morreram na explosão da casa usada como base pelo grupo – há ainda um suspeito colocado em liberdade provisória pela Justiça, já que até o momento não foi comprovada sua ligação com os ataques. (ANSA)

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.