Home Notícias Economia Dicas Especialista ensina a controlar as finanças

Especialista ensina a controlar as finanças

Publicidade

Especialista ensina a controlar as finanças
Foto: Pixabay
0
Publicidade

Para diversas pessoas, administrar o próprio salário é algo conflituoso. Segundo pesquisa do SPC Brasil, a maioria dos brasileiros (62%) não se sente segura para lidar com o dinheiro – o que, em parte, explica as altas taxas nacionais de endividamento e inadimplência.

Quem recebe dois salários mínimos por mês (cerca de R$ 1.700), por exemplo, movimenta mais de R$ 22 mil por ano. Apesar de esta ser uma boa quantia, muitos brasileiros dependem ainda de cheque especial, empréstimos e cartões de crédito, especialmente por não saber administrar a sua renda de forma eficiente.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin), Reinaldo Domingos, é comum que as pessoas não planejem o uso do seu salário – apenas acumulem dívidas, se esforcem para pagá-las mensalmente e administrem as sobras ou convivam com o prejuízo, até a chegada da próxima receita.

Porém, há uma forma de fechar as contas todos os meses, sem deixar de realizar seus desejos: colocando em prática um orçamento financeiro revolucionário.

De acordo com a metodologia DSOP, a forma mais assertiva de utilizar a renda é fazer com que ela seja destinada aos sonhos que se deseja realizar – como viajar todos os anos, comprar uma casa ou um carro novo.

Para que isso aconteça, o orçamento mensal deixa de se basear na conta Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejuízo e passa a ser Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos, sem que haja sobras ou risco de ficar no vermelho. Dessa forma, os sonhos são priorizados frente ao consumo.

“Aprendemos, desde que tivemos o nosso primeiro salário, a receber dinheiro e logo em seguida gastar. Poupar não é a prioridade para a maioria dos brasileiros, pois poucos foram educados financeiramente para transformar seu dinheiro em sonhos realizados. Por isso este orçamento é inovador e revolucionário: ajuda as pessoas a mudarem seu comportamento. Não é algo fácil, que acontecerá de uma hora para a outra, mas é possível e com certeza gerará grande satisfação e tranquilidade em sua vida financeira”, esclarece Reinaldo Domingos.

Revolucione a sua vida financeira com esse orçamento em 6 passos:

1º passo: Resultados diferentes só serão alcançados com atitudes diferentes. Portanto, se está buscando controlar suas finanças, considere mudar, daqui por diante, seu comportamento em relação ao uso do dinheiro;

2º passo: Resgate seus sonhos. Procure saber quanto custa realizar cada um deles e projete o quanto precisará guardar por mês, e por quanto tempo, para realiza-los;

3º passo: Quando receber seus salários ou rendimentos, não espere sobrar ou faltar – separe o valor necessário para realizar seus sonhos antes qualquer coisa;

4º passo: Guarde o dinheiro no investimento mais adequado. A poupança, por exemplo, é indicada para sonhos a serem realizados em até um ano;

5º passo: Evite contrair dívidas, para não comprometer o uso de sua renda. Se já as tiver, procure pagar no prazo para não ter que arcar com juros e multas;

6º passo: Caso esteja com dificuldades em seguir guardando dinheiro, reduza o valor a ser reservado mensalmente. Não há problema em atrasar a realização de seus sonhos, e sim em abandoná-los.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!