Home Notícias Educação Especialista diz que ‘Pokémon Go’ pode ajudar no aprendizado infantil

Especialista diz que ‘Pokémon Go’ pode ajudar no aprendizado infantil

Publicidade

Especialista diz que ‘Pokémon Go’ pode ajudar no aprendizado infantil
0
Publicidade

“O jogo do momento tem sim a capacidade de auxiliar no aprendizado infantil”, diz a especialista Roberta Bento, do Socorro Meu Filho Não Estuda. Para ela, o aplicativo tem efeito positivo em diversos aspectos. Em relação ao desenvolvimento cognitivo, o jogo tem a capacidade de preparar a criança para aprender o conteúdo da escola e da vida – desde que essa criança esteja dentro das doses razoáveis para se dedicar ao game.

“A dose diária não é uma ciência exata, não é determinada por um período específico em que a criança passa jogando. A questão é se ela joga depois que tiver, diariamente, suas tarefas cumpridas: ter ao menos oito horas de sono, a sua tarefa doméstica concluída, os deveres da escola feitos e feito uma atividade física”, explica.

Veja as dez principais habilidades que o Pokémon Go ajuda a desenvolver nas crianças, segundo a especialista:

* Capacidade de foco: o jogador precisa estar concentrado para entender e comparar o poder de cada Pokémon, fazer as capturas, treinar e evoluir cada um dos bichinhos.

* Tomada de decisão: é preciso fazer escolhas. Capturo o Pokémon disponível inicialmente logo ali frente ou aguardo, já que um Pikachu pode estar logo à frente?

* Relação causa–consequência: para chocar um ovo Pokémon, você tem que andar os quilômetros correspondentes a ele. Ficou parado? Seu Pokémon não vai nascer tão cedo.

* Paciência: a incubadora só guarda um ovo por vez – enquanto aquele ovo não abrir, não é possível colocar outro no lugar.

* Esforço e persistência: para evoluir seu Pokémon, é preciso o “doce” daquela espécie. E para aumentar o poder de combate é preciso investir “Stardust”, que você ganha capturando Pokémons. Sem esforço, você não sai do lugar.

* Planejamento: a criança precisa identificar qual o caminho para atingir níveis acima daqueles em que se encontra no momento. Uso meus “Stardusts” agora ou aguardo um Pokémon que valha o investimento?

* Estratégia e organização: quando você coloca um Pokémon em um estádio para defendê-lo, você não pode mais utilizá-lo. Ele ficará indisponível para outros usos durante as batalhas.

* Trabalho em equipe: para participar das batalhas, você precisa pertencer a uma equipe: azul, vermelha ou amarela. Ninguém ganha batalhas com benefícios somente para si, mas para toda a equipe. Quando você adiciona “Lure” em algum Pokestop, todos os que passarem por lá se beneficiam, pois mais Pokémons serão atraídos para o ponto.

* Capacidade de lidar com frustração: depois de andar os quilômetros necessários para que umPokémon possa nascer, você pode perceber que chocou apenas uma Magikarp…

* Autocontrole: sim, o jogo tem um alto nível de atração e envolvimento. Eis uma excelente ferramenta para ensinar seu filho o autocontrole. Parar de jogar nos horários ou depois do tempo combinado é um desafio que vai ajudar em outros momentos da vida, principalmente na vida escolar.

Publicidade

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!