Home Notícias Mundo Em Havana, Papa faz apelo por paz na Colômbia

Em Havana, Papa faz apelo por paz na Colômbia

Em Havana, Papa faz apelo por paz na Colômbia
Foto: Ismael Francisco/ Cubadebate
0

(ANSA) – O papa Francisco dedicou o Angelus após a primeira missa que celebrou em Havana, neste domingo (20), para fazer um apelo pela paz na Colômbia. “Neste momento, me sinto no dever de levar meu pensamento à amada terra da Colômbia, consciente da importância crucial do momento atual, com esforço renovado e cheio de esperança, em que seus filhos estão buscando a construção de uma sociedade pacífica”, destacou o Pontífice.

O líder da Igreja Católica ainda fez um pedido para que o “sangue derramado por milhares de inocentes durante tantas décadas de conflito armado, unido ao de Jesus Cristo na cruz, dê sustentação a todos os esforços que estão sendo feitos – inclusive por essa bela ilha – para uma reconciliação definitiva”.

Jorge Mario Bergoglio se referia ao governo de Cuba que, há cerca de dois anos, é a sede das conversas entre o governo colombiano – liderado pelo presidente Juan Manuel Santos – e os representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Pouco antes da visita de Francisco à ilha caribenha, o grupo armado chegou a pedir uma reunião com o sucessor de Bento XVI, para explicar o andamento das negociações. Porém, o encontro não foi colocado de maneira oficial na agenda do Papa. Fontes vaticanas informaram que o líder dos católicos, no entanto, nomeou um representante da Santa Sé para observar as conversas entre os dois lados.

Ainda neste ano, Santos viajou ao Vaticano e confirmou que as negociações de paz estiveram na pauta. O presidente também expressou seu desejo de Francisco entrar nas conversas para dar um “respaldo” a um possível acordo entre as partes. Emocionado, o papa argentino fez mais um pedido durante o Angelus. “Por favor, não podemos permitir outra falência deste caminho de paz e reconciliação. E, assim, a longa noite de dor e violência, com a vontade de todos os colombianos, se possa transformar em uma dia interminável de concórdia, justiça, fraternidade e amor, no respeito às instituições e do direito nacional e internacional, para que a paz seja duradoura”, finalizou.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!