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Dormir oito horas por dia pode melhorar o funcionamento mental a longo prazo, revela estudo

Dormir oito horas por dia pode melhorar o funcionamento mental a longo prazo, revela estudo
Foto: Reprodução/Daily Mail
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Conseguir oito horas de “sono de qualidade” por noite pode ajudar a evitar o desenvolvimento da doença de Alzheimer, revelou um estudo. O bom sono em pessoas jovens, e de meia-idade, permite ao cérebro consolidar memórias do dia, impulsionando a memória e aprendizagem.

A pesquisa revelou que dormir bem em nossos anos de formação pode melhorar a função mental na velhice, e pode ser capaz de retardar ou mesmo ajudar a prevenir a perda de memória relacionada com a idade. Dormir bem também está ligado a uma melhor saúde geral, sendo assim, aqueles que dormem o suficiente são mais propensos a ter uma melhor saúde mental e são menos propensos a ter excesso de peso, desenvolver pressão alta, colesterol elevado e diabetes tipo 2 – todos os fatores que tornam as pessoas mais propensas a ter perda de memória.

Os pesquisadores analisaram mais de 200 estudos sobre o sono, que vem desde 1967, e avaliaram como os participantes dormiam, quanto tempo levou para eles adormecerem, quantas vezes eles acordaram no meio da noite e como eles se sentiam cansados ​​no dia seguinte. Os resultados foram, então, relacionados com os estudos sobre as ondas cerebrais e experiências de privação de sono.

Especialistas dizem que a chave para prevenir a perda de memória e doenças como o mal de Alzheimer está relacionada com o sono nos anos de formação.
Especialistas dizem que a chave para prevenir a perda de memória e doenças como o mal de Alzheimer está relacionada com o sono nos anos de formação.

O professor Scullin disse que a pesquisa mostrou os benefícios de uma boa noite de sono, especialmente para os jovens com idades entre 18 a 29 anos, eram “inconfundível”. Seu estudo, publicado na Perspectives on Psychological Science, explicou que a qualidade e quantidade de sono diminuiu na velhice. A pesquisa descobriu ainda que um cochilo à tarde pode melhorar a memória e ajudar a prevenir o declínio mental. Um tipo particular de sono profundo chamado de ondas lentas ajuda a memória, tomando pedaços de experiências de um dia, repetindo-os e fortalecendo-os para uma melhor recordação.

A recomendação para os adultos é ter entre sete e oito horas de sono por noite. No momento em que uma pessoa atinge a idade de 85 anos, eles vão ter gasto 250 mil horas – mais de 10.000 dias de sua vida – dormindo.

O professor Scullin disse: “Mesmo que a ligação entre sono e memória diminua com a idade, dormir bem ainda está ligado a uma melhor saúde mental, a melhoria da saúde cardiovascular, transtornos menos graves e menos doenças de vários tipos”, acrescentou. Dr Laura Phipps da Research UK de Alzheimer, acrescentou que é importante entender melhor sobre os benefícios de longo prazo do sono, particularmente as condições de saúde, como a doença afetou os padrões de sono de Alzheimer e pode torná-lo difícil determinar causa e efeito.

As informações são do Daily Mail.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
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