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Dois copos diários de suco de laranja “aumenta a capacidade cerebral de idosos”, diz estudo

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Dois copos diários de suco de laranja “aumenta a capacidade cerebral de idosos”, diz estudo
Foto: Everystockphoto
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Uma pesquisa recente apontou que beber suco de laranja todos os dias poderia melhorar o poder do cérebro em idosos. E os resultados começam a aparecer em menos de dois meses. Os cientistas analisaram produtos químicos com flavonoides – substâncias naturais que ocorrem em níveis elevados em laranjas.

Os flavonoides melhoram a memória através da ativação de vias de sinalização no hipocampo, uma parte do cérebro associada com a aprendizagem e armazenamento de informações. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Reading instruiu 37 voluntários saudáveis ​​para beber 500ml – cerca de dois copos, ou quase um litro – de suco de laranja todos os dias por oito semanas.

Os participantes – 24 mulheres e 13 homens com idades entre 60-81 – viu melhorias significativas na função cerebral. Sua memória, tempo de reação e fluência verbal foram medidos no início e no final do experimento, e a cada participante foi dada uma nota geral. As marcas de melhoria foram 8% – um avanço notável em menos de dois meses.

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Os pesquisadores disseram que eles não necessariamente recomendam beber suco de laranja exageradamente todos os dias mas, incorporar uma certa quantia em nossas dietas é uma maneira barata e fácil de melhorar a saúde do cérebro. O autor do estudo Dr. Daniel Lamport, da escola da psicologia de Reading, disse: “A população está envelhecendo rapidamente em todo o mundo. As estimativas sugerem que o número de pessoas com idades entre 60 anos ou mais pode triplicar até 2100. É, portanto, imperativo que nós, exploremos maneiras simples de baixo custo para melhorar a função cognitiva na velhice”.

Embora muitas frutas e legumes – como chá, chocolate e vinho tinto – são conhecidos por conter flavonoides, as laranjas possuem um tipo particularmente benéfico chamado flavanonas que os autores disseram que “são um dos flavonoides mais facilmente absorvidos”.

Estudos anteriores evidenciam o potencial impacto de flavonoides, mas este é o primeiro a examinar o papel daqueles encontrados nas laranjas. “Esta é uma ausência notável porque um dos sucos mais consumidos em todo o mundo – suco de laranja – é uma fonte rica de flavanonas”, escreveu o Dr. Lamport no estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition. “Além disso, flavanonas são um dos flavonoides mais facilmente absorvidas”.

Ele acrescentou: “Pequenas mudanças, de fácil administração para a dieta diária, como comer mais frutas e vegetais ricos em flavonoides, têm o potencial de beneficiar substancialmente a saúde do cérebro. Isso reforça o crescente corpo de evidências de que alimentos ricos em flavonoides podem desempenhar um papel importante na luta contra o declínio cognitivo em idade avançada”.

Mas alguns nutricionistas alertaram que a ingestão de grandes quantidades de suco de laranja pode levar ao ganho de peso, pois contém níveis elevados de açúcar. Sian Porter, porta-voz da Associação Dietética Britânica, acrescentou: “O suco de fruta contém açúcar e não é livre de calorias. Se você quiser beber suco de frutas, beba na hora das refeições, porque é melhor para sua saúde.”

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Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
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