Dicas essencias para reduzir o risco de câncer

De acordo com o Instituto Americano, um terço dos cânceres mais comuns poderiam ser evitados seguindo as recomendações de qualidade e ter um estilo de vida mais saudável, estima-se que entre 90 a 95 por cento de todos os diagnósticos de câncer têm relação com a qualidade da alimentação e estilo de vida.

Existem vários fatores que podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver o câncer, escolher os alimentos ricos em nutrientes, alimentos de origem vegetal; praticar exercícios todos os dias e manter um peso saudável. As diretrizes para a prevenção do câncer são os mesmos para reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diabetes, então, fazer mudanças para um de estilo de vida mais saudável pode ajudar a prevenir algumas das causas mais comuns de morte.

Dicas para reduzir o risco de Câncer

1 – Coma mais vegetais

Consumo de uma dieta saudável, com ênfase em alimentos vegetais é fundamental para a prevenção do câncer. Esta recomendação é outra pauta importante, a escolha dos alimentos que ajudam a alcançar e manter um peso corporal saudável, já que as dietas baseadas em vegetais estão associados com um melhor controle de peso.

2 – Durma bem

A falta de sono ou distúrbios do sono pode causar alterações nos hormônios e o estresse de todo o sistema. Não ter uma boa qualidade de sono é sempre relacionado a problemas hormonais que levam ao aumento de peso.

3 – Manter um peso corporal saudável

Um estudo de 2003 calcula que o sobrepeso ou a obesidade pode contribuir para 20 por cento de todas as mortes relacionadas com o câncer. Ter excesso de peso ou obesidade (IMC de 25 ou superior) está fortemente associado com tipos específicos de câncer, incluindo câncer de mama (pós-menopausa), cólon e reto, rim, esófago, pâncreas e a vesícula biliar.

4 – Controle o seu estresse

Além dos fatores de estilo de vida como a alimentação e a atividade física, os estudos sobre a atenção e a redução do estresse estão ganhando a atenção para a prevenção de doenças crônicas, incluindo o câncer.

5 – Bebidas Alcoólicas

As pesquisas mostram que a limitação da ingestão de álcool é uma parte importante da prevenção do câncer. As recomendações atuais afirmam que as pessoas que bebem álcool devem limitar-se a não mais de duas bebidas por dia para os homens e não mais do que uma bebida por dia para as mulheres.

6 – Aumentar a pratica de exercícios físicos

Exercícios físicos pode reduzir o risco de câncer como o de mama, cólon, endométrio, próstata e pâncreas. Recomendações para um estilo de vida fisicamente ativo incluem tanto o aumento da atividade diária, bem como limitar o tempo de sedentarismo.

Via: https://www.saudeamesa.com.br

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!