Home Notícias Educação Dicas de especialistas para encarar os últimos dias antes do Enem

Dicas de especialistas para encarar os últimos dias antes do Enem

Dicas de especialistas para encarar os últimos dias antes do Enem
Foto: Divulgação / Enem
0

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) está chegando e uma das maiores preocupações dos candidatos é a preparação nos últimos dias antes das provas. Especialistas dão dicas de como manter a tranquilidade na reta final.

Para quem inicia os estudos nesse período, a professora de português, Elisa Pires, da escola Garriga de Menezes, aconselha a não se desesperar estudando várias horas seguidas. “Vá aos poucos e aumente gradativamente o ritmo. Tenha seu tempo de lazer, mas não perca o foco”.

Sobre aqueles que já estão se preparando há mais tempo, a melhor medida, segundo Elisa, é estabelecer uma rotina equilibrada com intervalos leves, como sair com os amigos para conversar e ir à praia nos finais de semana. “Tudo isso também colabora para reduzir o estresse e potencializar as horas de estudo”.

A professora lembra que o Enem apresenta um grande volume de questões – 90 em cada um dos dois dias -, divididas em “Ciências Humanas e suas Tecnologias”, “Ciências da Natureza e suas Tecnologias”, “Linguagens, Códigos e suas Tecnologias”, “Redação” e “Matemática e suas Tecnologias”. As provas têm duração de quatro horas e meia, no primeiro dia, e cinco horas e meia no segundo dia.

“Por ser um teste de resistência, o estudante deve estar concentrado ao realizar a leitura dos enunciados para não levar muito tempo lendo a mesma questão diversas vezes. Isso reforça a importância de não perder a calma às vésperas do exame”, avalia.

Alessandro Sant’Anna, professor de biologia da escola SESC (RJ), complementa recomendando que o foco da preparação final seja nos tópicos em que o estudante ainda não esteja tão seguro.  Ele ressalta que, apesar de ser difícil controlar o nervosismo e a ansiedade por completo, é preciso manter-se o mais tranquilo possível.

“Lembre-se que o que tinha que ser feito já foi feito. Nessas horas, quem planejou bem a sua preparação e cumpriu todos os passos pré-estabelecidos pode se acalmar sabendo que está preparado para o que vier”, salienta, ressaltando a importância de uma sintonia fina entre disciplina e planejamento nos estudos, lazer e descanso: “Não deixe de jogar o seu futebol, namorar bastante e dormir. Sabemos que uma noite bem dormida é fundamental para a consolidação da aprendizagem. Não exagere em nada.”

Rômulo Bolivar, professor de redação do curso online Proenem, defende que a tecnologia pode ser um grande aliado nesse momento. “Às vésperas da prova, muitos cursos online oferecem simulados e exercícios bem de acordo com o modelo cobrado no Enem. Além disso, aulas gratuitas ou gravadas estão disponíveis nos mais variados sites da internet.”

Bolivar tem bastante conhecimento de causa no que diz. Para ajudar os seus alunos da rede pública, o professor gravou um vídeo com dicas para a prova de redação. “Como você pode tirar nota 1000 na Redação do Enem” tornou-se um viral na internet e é referência na preparação de vários estudantes. “Hoje contamos com cerca de 500 mil visualizações e recebemos diariamente o agradecimento de aprovados em todo o Brasil.”

No entanto, ele alerta sobre os perigos do uso da internet na preparação e a importância de se ter atenção e critério na escolha de um conteúdo confiável.

“Boa parte do conteúdo disponível nos sites pode não ser confiável. É sempre bom dar uma olhadinha nos comentários antes de assistir ao vídeo para não perder tempo com publicações simplesmente engraçadas, mas sem conteúdo. Isso é uma armadilha na qual o candidato não pode se permitir cair”, orienta.

Vídeo ‘Como você pode tirar nota 1000 na Redação do Enem, gravado pelo professor Rômulo Bolivar:

 

Da redação com o Mercado da Comunicação

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!