Home Notícias Brasil RN Corpo de Bombeiros resgata homem que se perdeu no Pico do Cabugi

Corpo de Bombeiros resgata homem que se perdeu no Pico do Cabugi

Publicidade

Corpo de Bombeiros resgata homem que se perdeu no Pico do Cabugi
0
Publicidade

Equipes de salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN) e tripulantes do helicóptero Potiguar 01 (Ceiopaer) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) foram acionados na tarde do sábado (24) para socorrer um blogueiro da cidade de João Câmara que se perdeu enquanto trabalhava sozinho fazendo trilhas no Pico do Cabugi, na cidade de Angicos.

O repórter, identificado como Evanuel Ataliba, de 48 anos, informou as equipes de resgate que teria ido ao Pico do Cabugi, a trabalho, a fim de produzir imagens para o seu portal de notícias chamado Web TV Agendão. A atividade teria iniciado por volta das 7h e ao retornar pela trilha, quatro horas depois, teria perdido o sentido.

“A sorte de Evanuel Ataliba é que ele estava com um aparelho celular, o que possibilitou o acionamento do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e, consequentemente, das equipes de resgate”, disse o Tenente Joilton Carlos, oficial de operações do CBMRN.

Ao ser encontrado, o repórter estava bastante debilitado em função da alta temperatura, sentindo muita fome e sede, porém não apresentava ferimentos. Às equipes de resgate, o repórter agradeceu o socorro. “Os anjos vieram me salvar por terra (bombeiros) e pelo ar (Potiguar 01)”, disse emocionado o repórter.

Dicas para quem deseja fazer trilhas em segurança

Antes de iniciar uma trilha, é muito importante você saber aonde ir, como ir e com quem ir, ou seja, planejar a atividade e, de preferência, procure um profissional para guiar o seu passeio.

Procure conhecer o local através de mapas e informações de amigos e moradores da região.

Lembre-se que, para fazer caminhada em matas e florestas não é necessário ser um atleta, mas você precisa estar bem de saúde e respeitar suas limitações.

Faça um desenho do seu roteiro para não se perder no meio da mata.

Obtenha, com antecedência, todas as informações meteorológicas, dentre as quais: a temperatura do dia e previsão de chuva, para não ser surpreendido.

Deixe avisado na sua casa ou na casa de amigos o local da caminhada, com quem você vai, qual o dia e hora previstos para o retorno, e o número do seu telefone celular.

Se você for principiante, deve fazer caminhadas em trilhas com terrenos menos abruptos, sem muitas subidas e descidas íngremes.

Não pense que por já ter feito uma determinada trilha você a conhece bem. Pode haver surpresas.

Durante as trilhas é importante tomar cuidado para não se perder, tenha muita atenção nas bifurcações, principalmente se a mata for fechada.

Deve-se conhecer como é o percurso, o grau de dificuldade e o tempo de duração. Dessa forma, evite iniciar uma caminhada com percurso prolongado à tarde, pois no interior da floresta escurece mais cedo do que nos cumes das montanhas e você poderá ficar no meio do trajeto na escuridão.

É recomendável utilizar tênis confortável e caminhar em grupos de no mínimo três a cinco pessoas. Os mais lentos devem ir à frente e os outros tendem a seguir o ritmo, sem ultrapassá-los.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!