Home Notícias Mundo Coreia do Norte dispara dois mísseis em resposta a exercícios militares dos EUA e Coréia do Sul

Coreia do Norte dispara dois mísseis em resposta a exercícios militares dos EUA e Coréia do Sul

Coreia do Norte dispara dois mísseis em resposta a exercícios militares dos EUA e Coréia do Sul
Foto: Reprodução/RT
0

A Coreia do Norte realizou o lançamento de dois mísseis de curto alcance no Mar do Japão há poucos instantes, que foi listado pela Seul como uma tentativa de agravar a tensão na península coreana após o início de novos exercícios militares conjuntos entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos.

Conforme relatado pelo Chefe sul-coreano “a Coreia do Norte disparou dois mísseis de curto alcance, com um alcance de até 490 quilômetros, nas águas do Mar do Leste [Mar do Japão]. Os lançamentos foram feitos a partir da zona portuária Nampo entre 6:32-06:41 horário local”, diz a mensagem.

“Estes lançamentos são, provavelmente, uma provocação pelo Norte contra manobras emergente ‘Resolve Key ‘e ‘Foal Eagle'”, acrescentou o comunicado. O documento também relata que a Coreia do Sul “em conexão com essas ações eleva o nível de prontidão de combate”.

A Coreia do Norte pediu repetidamente que o vizinho do sul e os EUA parem com as manobras conjuntas, chamando-os de “ensaio de invasão” do Norte. Pyongyang também prometeu retaliar, informou a agência Yonhap. 

No início da semana passada a Coreia do Norte havia ameaçado uma resposta militar aos planos americanos e sul-coreano que estão realizando exercícios militares na região. “As manobras não são direcionados para a defesa, são uma provocação militar agressiva. Perdemos a oportunidade de diálogo e diplomacia. Ele só está fortalecendo as forças de dissuasão e opondo uma resistência militar”, disse ele na época no jornal norte-coreano Rodong Singmun citando as autoridades do país.

As informações são do Actualidad RT.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!