Home Notícias Universo Cometa fará 3ª passagem mais próxima da Terra nesta terça

Cometa fará 3ª passagem mais próxima da Terra nesta terça

Cometa fará 3ª passagem mais próxima da Terra nesta terça
Foto: Divulgação / NASA
0

(ANSA) – O nosso planeta será palco de dois eventos astronômicos de importância entre esta segunda-feira (21) e esta terça (22). Nos dois dias, dois cometas passarão pela Terra a distâncias relativamente bem pequenas.

Nesta segunda, foi a vez do 252P/LINEAR que pôde ser visto a partir de pequenos telescópios ou até de binóculos no Hemisfério Norte aproximadamente às 9h14 no horário de Brasília. O cometa passou a uma distância de 5,2 milhões de quilômetros, cerca de 14 vezes do planeta até a Lua.

Já na terça, poderá ser visto por volta das 11h30, com telescópios um pouco mais sofisticados, o P/2016 BA14 (PANSTARRS), corpo celeste que passará pela Terra a uma distância de 3,5 milhões de quilômetros, quase nove vezes do planeta para a nossa lua.

A aproximação destes cometas é bem importante já que os dois contarão com as passagens com as menores distâncias da Terra em muitos anos. O P/2016 BA14, por exemplo, é o terceiro cometa a passar mais próximo do planeta na história, ficando atrás apenas do Lexell, de 1770, e do C/1983 H1, de 1983.

O projeto Virtual Telescope fará uma seção para cada dia para ver os corpos celestes. As duas acontecerão às 18h, também no horário de Brasília, e reunirão imagens e vídeos conseguidos por vários telescópios da iniciativa.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!