Home Notícias Saúde Dicas de Saúde Comer vegetais reduz o risco de glaucoma em 30%, dizem cientistas

Comer vegetais reduz o risco de glaucoma em 30%, dizem cientistas

Publicidade

Comer vegetais reduz o risco de glaucoma em 30%, dizem cientistas
0
Publicidade

Vegetais de folhas verdes podem ser o segredo para impulsionar a nossa visão. Uma dieta rica em nitrato – encontrado no espinafre, couve e alface – reduz o risco de glaucoma em até 30%, dizem cientistas. O glaucoma é uma doença do nervo óptico do olho. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Segundo a OMS, existem 65 milhões de glaucomatosos em todo o mundo, sendo que, a cada ano, surgem mais 2,4 milhões de casos. No Brasil existem cerca de um milhão de portadores de glaucoma. Nos Estados Unidos, 2,25 milhões de pessoas maiores de 45 anos têm glaucoma.

Cientistas do Brigham & Women Hospital e da Harvard Medical School estudaram a associação entre a ingestão de nitrato na dieta e glaucoma primário de ângulo aberto. A doença ocorre devido a um dano no nervo óptico, muitas vezes, quando o fluido acumula-se na parte frontal do olho, de acordo com a American Academy of Ophthalmology.

Uma pesquisa anterior sugeriu que o nitrato – que é encontrado em vegetais de folhas verdes – é benéfico para a circulação sanguínea. Com isso, os cientistas resolveram descobrir se ele tem quaisquer efeitos sobre glaucoma. Os cientistas analisaram as dietas e exames oculares de quase 64.000 mulheres, entre 1984 e 2012, bem como 41.000 homens.

Cada um dos participantes tinham mais de 40 anos de idade no momento do início do estudo – e nenhum deles tinham glaucoma. Os participantes tiveram exames oftalmológicos a cada dois anos. Os estudos seguiram com os participantes com mais de 25 anos.

Os participantes receberam questionários repetidos, o que permite aos pesquisadores avaliar sua ingestão de nitrato e de risco de glaucoma.  E, ao longo do estudo, 1483 participantes desenvolveram a doença. Os pesquisadores analisaram o consumo alimentar dos participantes. Eles descobriram que aqueles com maior consumo de vegetais de folhas verdes na dieta tinham um risco de glaucoma de 20 a 30% menor. Apesar disto, os cientistas disseram que estudos adicionais devem ser concluídos para continuar a explorar a associação entre o consumo de nitrato na dieta e glaucoma. O estudo foi publicado no JAMA Opthalmology.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!