Home Notícias Economia Com rebaixamento do Brasil, dólar sobe e bolsa cai

Com rebaixamento do Brasil, dólar sobe e bolsa cai

Com rebaixamento do Brasil, dólar sobe e bolsa cai
Foto: Marcos Santos/USP Imagens
0

A bolsa de valores continua a cair e o dólar a subir após o rebaixamento do Brasil pela agência de classificação de risco Fitch. Hoje (16), por volta das 15h, o índice Ibovespa, da Bolsa de Valores de São Paulo, caía 0,91%, e o dólar comercial operava em alta de 1,71%, vendido a R$ 3,943.

O rebaixamento acelerou a alta da moeda norte-americana. No fim da manhã, pouco antes da decisão da Fitch, a divisa estava sendo vendida a R$ 3,932. No caso da bolsa, o índice Ibovespa chegou a cair 1,7% logo após o anúncio do rebaixamento, mas recuperou-se um pouco depois das 14h.

Com a decisão da Fitch, o Brasil deixou de ter o grau de investimento (selo de bom pagador) por duas agências. Em setembro, a Standard & Poor’s havia rebaixado o país. Sem o grau de investimento por duas agências, os fundos de investimento estrangeiros não podem mais aplicar recursos no país, o que ocasionará a fuga de capitais.

Além do rebaixamento, o mercado aguarda o resultado da reunião do Federal Reserve (Fed), Banco Central dos Estados Unidos. No encontro de hoje, a autoridade monetária norte-americana pode aumentar os juros pela primeira vez desde 2006. Juros mais altos nos países avançados atraem mais recursos para essas economias, provocando a fuga de capitais financeiros de países emergentes como o Brasil.

Da Agência Brasil

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!