Home Notícias Ciência Cientistas querem gerar órgãos humanos dentro de porcos

Cientistas querem gerar órgãos humanos dentro de porcos

Cientistas querem gerar órgãos humanos dentro de porcos
Foto: Pixabay
0

Cientistas americanos estão tentando gerar um pâncreas humano dentro de um porco, na pesquisa controversa que poderia permitir a colheita de órgãos humanos para transplante em pacientes.

Uma equipe da Universidade da Califórnia criou um “nicho genético” no DNA dos porcos que lhes permitirá injetar células-tronco humanas nos embriões de suínos. Os pesquisadores esperam que o feto resultante consiga gerar um pâncreas feito quase inteiramente de células humanas.

O assunto é controverso e, no ano passado, a principal agência de pesquisa médica dos EUA impôs um limite de financiamento por causa da preocupação de que as células humanas possam migrar para o desenvolvimento do cérebro do feto de porco, fazendo com que o animal tenha um cérebro humano.

O biólogo reprodutivo e professor Pablo Ross acredita que o porco possa se desenvolver normalmente mesmo com as células humanas. “Nossa esperança é que esse embrião de porco irá se desenvolver normalmente, mas o pâncreas será feito quase exclusivamente de células humanas e poderia ser compatível com um paciente para transplante. Achamos que há um potencial muito baixo para um cérebro humano crescer no animal”, disse.

Os cientistas acreditam que os porcos possam ser uma incubadora biológica ideal para o cultivo de órgãos humanos, e pode potencialmente ser usado para criar não apenas um pâncreas, mas corações, fígados, rins pulmões e córneas. As próximas pesquisas irão definir se os pesquisadores estão realmente certos.

Com informações do Mirror

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!