Home Notícias Universo Cientistas do MIT dizem que o núcleo da Lua era um dínamo

Cientistas do MIT dizem que o núcleo da Lua era um dínamo

Publicidade

Cientistas do MIT dizem que o núcleo da Lua era um dínamo
Dínamo da lua
0
Publicidade
Foto: © newsoffice.mit.edu

Os cientistas dizem que há cerca de 4.000 milhões de anos atrás o núcleo da Lua era uma espécie de dínamo impulsionado pelo enorme magnetismo que emitiam, mais poderoso do que o campo magnético atual da Terra e de longa duração. As informações são do Daily Mail.

Cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em Inglês) realizaram um estudo com base nos fatos conhecidos sobre as origens, a intensidade e a duração do campo magnético lunar, que revelou a possibilidade de que o nosso satélite possuía um núcleo fundido, semelhante a um dínamo, que persistiu entre, pelo menos, 4200 e 3560 milhões anos.

“O núcleo se agitava pelo movimento da camada sobrejacente sólida, de forma análoga a um misturador. O manto da Lua se movia em torno do seu eixo de rotação, e o seu movimento era milhões de vezes mais forte do que antes [da criação do dínamo], quando a lua estava mais perto da Terra. Tais dínamos mecânicos não são conhecidos em outro corpo celeste, fazendo da Lua um fascinante laboratório de física natural”, diz Ben Weiss, professor de ciências planetárias do MIT. Além disso, o MIT anunciou que o próximo passo da pesquisa envolve saber exatamente quando a cessação da atividade deste gerador de corrente elétrica. Os cientistas ainda não sabem se a lua gerou um campo magnético da mesma forma que a Terra, ou se os campos magnéticos observados na lua foram produzidos por forças externas.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!