Home Notícias Saúde Dicas de Saúde Chocolate pode diminuir riscos de ataque cardíaco e AVC, diz estudo

Chocolate pode diminuir riscos de ataque cardíaco e AVC, diz estudo

Chocolate pode diminuir riscos de ataque cardíaco e AVC, diz estudo
Foto: André Karwath aka Aka / Wikimedia Commons CC BY-SA 2.5
0

Atenção chocolatras: Cientistas dizem que comer chocolate regularmente pode realmente ser bom para nossa saúde. Um estudo descobriu que as pessoas que comem chocolate regularmente são menos propensas a ser vítimas de derrames e doenças cardíacas. Mas isso não quer dizer que você tem que sair por aí comendo chocolate loucamente, alguns pedaços por semana já é o suficiente, coma com moderação.

Os resultados – com base em um estudo de 12 anos com 21.000 britânicos – sugerem que comer chocolate ou chocolate ao leite poderia ser benéfico para a saúde. As pessoas que apresentam riscos de doença cardíaca são muitas vezes orientadas a excluir doces e gorduras de sua dieta. Mas os pesquisadores, cujo trabalho foi publicado na revista médica Heart, disse: “Não parece haver nenhuma evidência para dizer que o chocolate deve ser evitado por aqueles que estão preocupados com o risco cardiovascular.”

Vinho, amendoim e chocolate podem proteger contra a osteoporose

Os cientistas descobriram que as pessoas que comiam chocolate regularmente – alguns dos quais consumiam até 100g por dia – eram 11% menos propensos a ter um ataque cardíaco, derrame ou outro problema cardiovascular do que as pessoas que não ingeriam chocolate.

Foto: fir0002 / flagstaffotos.com.au
Foto: fir0002 / flagstaffotos.com.au

Comer chocolate também foi associado com uma redução de 25% da chance de morrer com um problema cardíaco. Os autores do estudo – das universidades de Aberdeen, Manchester, Cambridge e East Anglia – salientaram que o estudo apenas olhou para tendências estatísticas, e não podiam tirar conclusões definitivas sobre causa e efeito.

Os especialistas suspeitam que os benefícios de saúde do chocolate são ligados aos flavonoides – antioxidantes presentes no chocolate escuro que possivelmente ajudam o fluxo de sangue. Mas eles disseram que o chocolate ao leite, que é geralmente considerado menos “saudável”, também pode trazer benefícios para a saúde. “O chocolate ao leite foi mais frequentemente consumido do que o chocolate comum neste estudo”, escreveram eles. “No entanto, nós ainda observamos uma redução do risco de doença cardiovascular. Isto pode indicar que não só flavonoides, mas também outros compostos – possivelmente relacionados ao leite, tais como ácidos gordos e cálcio – podem fornecer uma explicação”

O estudo envolveu 9.200 homens e 11.700 mulheres em Norwich, que foram acompanhados por uma média de 12 anos. Os cientistas, cujo trabalho foi financiado pelo Medical Research Council and Cancer Research UK, também realizou uma revisão de nove estudos anteriores no chocolate envolvendo 158.000 participantes, o que fez backup de seus resultados.

Com informações do Daily Mail

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!