Home Notícias Meio Ambiente China registra maior índice de poluição da história

China registra maior índice de poluição da história

China registra maior índice de poluição da história
Foto: Divulgação
0

(ANSA) – A China enfrenta a maior nuvem de poluição de sua história, a qual ocasionou nesta terça-feira (9) o cancelamento de voos e o fechamento de estradas. Com apenas 500 metros de visibilidade, o fenômeno atinge a região nordeste do país. Na cidade de Shenyang, que conta com oito milhões de habitantes, o nível de poluição é o mais alto já registrado em todo o mundo, de acordo com ecologistas locais.

No último domingo (8), o índice de 2,5 microns de diâmetro (que analisa partículas perigosas para a saúde) atingiu 1.400 microgramas por metro cúbico, o que é 56 vezes maior que o máximo permitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de 25 microgramas.

A nuvem de poluição atinge zonas vizinhas também, como a cidade portuária de Tianjin e centros das províncias de Liaoning, Hebei, Henan e Heilongjiang. A situação gerou revolta de moradores, que denunciaram na Internet a incapacidade das autoridades de combater a poluição e as mudanças climáticas, provocadas principalmente pela emissão de gás carbônico. Em um editorial, o jornal “Global Times” acusou o governo de “incompetência” por não prevenir o fenômeno nem alertar a população com antecedência. A publicação também disse que os moradores de Shenyang devem “entender que as autoridades ainda estão em fase de aprendizado” sobre mudanças climáticas.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!