Notícias

Carnaval: 3 dicas de saúde para curtir a folia e evitar as doenças mais comuns da época

A alegria invadiu as ruas de todo o Brasil. Apesar do Carnaval ainda não ter começado efetivamente, milhares de foliões correm atrás dos blocos e já têm todas as marchinhas e hits na ponta da língua. Mas não dá para esquecer os cuidados com a saúde, certo?

Para curtir a data mais festiva do ano, especialistas da rede de clínicas de saúde CECAM – Consultas, Exames e Diagnósticos, listaram algumas dicas para curtir a folia e aproveitar a data com segurança.

Conjuntivite

Doença frequente no verão, a conjuntivite viral é altamente contagiosa e, apesar de não ser grave, provoca irritação e coceira nos olhos por causa de agentes tóxicos liberados pelo vírus. Ela pode comprometer os dois olhos, muitas vezes não ao mesmo tempo.

Não há um tratamento específico para a conjuntivite visto que o próprio vírus se inativa após 7 dias de infecção – período que a pessoa infectada deve ficar afastada do trabalho ou estudo para não contagiar outras pessoas.

O tratamento visa manter os olhos hidratados e melhorar os sintomas de irritação. Para prevenir a conjuntivite é fundamental lavar bem as mãos, evitar exposição a agentes irritantes (fumaça) e alégenos (pólen), além de não compartilhar toalhas, lenços e outros objetos de uso pessoal de quem está com a doença.

Micoses

De acordo com a dermatologista do CECAM, Ana Carolina de Oliveira Gomes, micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unhas e cabelos e podem se proliferar com o calor, umidade, uso de antibióticos frequentes e imunidade baixa.

Existem três tipos: Pitiríase Versicolor – pequenas manchas esbranquiçadas que escamam; Tinhas – manchas vermelhas com bordas bem aparentes que causam coceira; e Onicomicoses – que normalmente aparecem nas unhas, tanto dos pés quanto das mãos, deixando-a descolada, grossa e com alteração de cor.

A especialista ressalta a importância de tomar cuidado com lugares úmidos e quentes, principais destinos dos foliões. “Com o acúmulo de sujeira nas ruas, como lixo e urina, é fundamental lavar bem mãos e pés e higienizá-los com álcool depois de um dia intenso de folia. Assim o risco de contaminações é bem menor”, explica.

DSTs

As DSTs são doenças sexualmente transmissíveis causadas por vírus, bactérias e outros micróbios e provocam, na maioria das vezes, feridas, bolhas, verrugas e corrimentos. Para evitá-las, é fundamental o uso do preservativo e cuidados com a higienização.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.