Home Notícias Brasil RN “Campanha Praia Limpa 2015” acontece neste sábado (10) no litoral sul do RN

“Campanha Praia Limpa 2015” acontece neste sábado (10) no litoral sul do RN

Publicidade

“Campanha Praia Limpa 2015” acontece neste sábado (10) no litoral sul do RN
Foto: Divulgação
0
Publicidade

O Projeto Ponta de Pirangi, realizado pela ONG Oceânica e patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, iniciou no mês de setembro sua quarta edição da “Campanha Praia Limpa”. Esta campanha, inspirada no movimento internacional “Clean up the World”, inclui em sua programação várias atividades de educação ambiental que culminam com o dia de mutirão de limpeza, quando voluntários de diversos grupos da comunidade se unem para sensibilizar usuários da praia da necessidade em conservar os ambientes marinhos e o bem-estar das comunidades litorâneas e coletar resíduos sólidos que são descartados na praia.

A edição de 2015 da campanha teve início no mês de setembro com a construção de murais artísticos nas escolas Dona Liquinha Alves e Dep. Erivan França pelo artista paulista Erick Wilson, mentor do projeto “Gigantes do Mar”. A ideia do trabalho foi, através da arte, sensibilizar a comunidade escolar acerca da vida marinha e da necessidade de protegê-la.

Posteriormente, na sede do Projeto Ponta de Pirangi, foi ministrada uma palestra sobre o lixo no ambiente marinho e costeiro pela professora Christina de Araújo do Departamento de Oceanografia da UFRN, que apresentou para os professores da Escola Estadual Maria Araújo, de Pium, e técnicos da ONG Oceânica os tipos de resíduos sólidos comumente encontrados nas praias, bem como sua procedência e metodologias de contagem e caracterização. A ideia dessa palestra é um desdobramento das edições anteriores da campanha, aprimorando sua atuação a cada ano.

Clean up 2014 foto 1
Edição de 2014 da Campanha Praia Limpa

No dia 01 de Outubro, foi realizado o Cine Ponta na praça de São Sebastião, em Pirangi do Norte. O evento foi realizado em parceria com a Fundação Parnamirim de Cultura, através do projeto “Cinema na Rua”. A programação incluiu a apresentação da “Campanha Praia Limpa” e suas ações, o convite para o mutirão de limpeza de praias e a exibição do documentário “Caminhos do Lixo”.

A finalização da campanha Praia Limpa acontecerá no dia 10 de outubro com o mutirão de limpeza nas praias de Cotovelo, Pirangi do Norte, Búzios e Tabatinga. A ação tem por objetivo sensibilizar os usuários das praias, evidenciando a responsabilidade que todos nós temos quanto ao declínio da qualidade desses ambientes decorrente do descarte negligente de resíduos sólidos oriundos de nossas atividades de lazer e hábitos de vida.

A equipe do Ponta de Pirangi pretende reunir não só a comunidade local, mas também todas as pessoas interessadas em participar da ação ambiental, a partir das 9h, em três praias: Cotovelo, próximo a Barreira do Inferno; Pirangi do Norte, próximo a Barracado Pescador; e Búzios, próximo ao ponto de apoio dos guarda-vidas. O lixo será separado conforme os tipos e pesado em cada localidade. As 11:30 haverá o encontro das equipes de voluntários na Tenda na Praia de Pirangi do Norte para integrarem o cortejo na praia de Pirangi, animado pelo grupo “Folia de Rua” às 12:00.

Para esta ação, o Ponta de Pirangi conta com o apoio das Prefeituras de Parnamirim e Nísia Floresta, que envolveram suas diversas secretarias nesta campanha, além da SPU, UFRN e IBAMA, que são parceiros do projeto. Entre as organizações locais envolvidas na campanha estão, as escolas Professora Maria Araújo e Alberto Carvalho de Araújo; associações e clubes comunitários e empresários do turismo e lazer.

O Projeto conta com o apoio das Prefeituras de Parnamirim e Nísia Floresta, além da SPU, UFRN e IBAMA. São ainda parceiros do Projeto as escolas da rede pública municipal e estadual, as associações e clubes comunitários, a JANF – Jipeiros Associados de Nísia Floresta, e empresários do turismos e lazer, os voluntários e a própria comunidade.

Sobre a ONG Oceânica

Há 10 anos, a ONG Oceânica trabalha a favor a conservação de ambientes e espécies marinhas do RN. Atua em parceria com a UFRN, o IDEMA e o IBAMA. Uma grande conquista da ONG foi a inclusão da região de Pirangi no Plano de Ação Nacional (PAN) para conservação dos ambientes coralíneos, iniciativa do governo federal que combate ameaças a espécies nas formações recifais. Com a mudança, Pirangi passa a ser área foco de conservação. Para saber mais sobre a ONG Oceânica, acesse www.oceanica.org.br.

Data e horário do evento:

Dia 10/10, Praias de Cotovelo e Búzios: das 9:00 às 11:30

Praia de Pirangi do Norte: das 9:00 às 13:00

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!