Caminhar por cinco minutos pode diminuir os danos causados por ficar muito tempo sentado

Evidências dão conta que permanecer sentado por um longo período pode prejudicar a sua saúde. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Indiana descobriu que permanecer apenas uma hora sentado diminui em até 50% o fluxo de sangue das pernas para o coração.

Quando você está sentado em uma cadeira, os músculos inferiores do corpo não contraem para bombear o sangue para o coração do jeito que deveriam, fazendo com que o sangue se acumule nas pernas. Eventualmente, isto pode prejudicar a função dos vasos sanguíneos – um marcador precoce de doença cardíaca.

Grande parte da população trabalha sentado por pelo menos oito horas por dia, o que pode gerar um dano ainda maior, segundo o autor do estudo. Mas há um remédio prático para isto – Thosar e sua equipe descobriram que podem neutralizar os danos com apenas cinco minutos de caminhada a cada uma hora sentado.

Para realizar o estudo, os pesquisadores pediram para um grupo de homens saudáveis ​​com idades entre 20 a 35 anos que ficassem sentados durante três horas sem mover as pernas. Ao medir a função arterial dos indivíduos a cada hora com um manguito de pressão arterial, eles descobriram que a capacidade de suas artérias para expandir e bombear o sangue foi reduzida em 50% após a primeira hora.

Os homens, em seguida, permaneceram sentados por mais três horas, mas agora com uma caminhada de cinco minutos a cada hora. Desta vez, os testes não mostraram diminuição da função arterial. “As caminhadas de cinco minutos impediu o declínio da função arterial e o fluxo sanguíneo enquanto estavam sentados”, diz Thosar. “[Andar] não apaga o efeito de sentar-se por um longo período. Em vez disso, simplesmente não permite que ficar sentado por muito tempo seja tão prejudicial.”

Com informações do Men’s Journal

você pode gostar também

error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!