Home Notícias Saúde Dicas de Saúde Caminhar por cinco minutos pode diminuir os danos causados por ficar muito tempo sentado

Caminhar por cinco minutos pode diminuir os danos causados por ficar muito tempo sentado

Publicidade

Caminhar por cinco minutos pode diminuir os danos causados por ficar muito tempo sentado
Foto: Iris Roberto/ Prefeitura de Trindade
0
Publicidade

Evidências dão conta que permanecer sentado por um longo período pode prejudicar a sua saúde. Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Indiana descobriu que permanecer apenas uma hora sentado diminui em até 50% o fluxo de sangue das pernas para o coração.

Quando você está sentado em uma cadeira, os músculos inferiores do corpo não contraem para bombear o sangue para o coração do jeito que deveriam, fazendo com que o sangue se acumule nas pernas. Eventualmente, isto pode prejudicar a função dos vasos sanguíneos – um marcador precoce de doença cardíaca.

Grande parte da população trabalha sentado por pelo menos oito horas por dia, o que pode gerar um dano ainda maior, segundo o autor do estudo. Mas há um remédio prático para isto – Thosar e sua equipe descobriram que podem neutralizar os danos com apenas cinco minutos de caminhada a cada uma hora sentado.

Para realizar o estudo, os pesquisadores pediram para um grupo de homens saudáveis ​​com idades entre 20 a 35 anos que ficassem sentados durante três horas sem mover as pernas. Ao medir a função arterial dos indivíduos a cada hora com um manguito de pressão arterial, eles descobriram que a capacidade de suas artérias para expandir e bombear o sangue foi reduzida em 50% após a primeira hora.

Os homens, em seguida, permaneceram sentados por mais três horas, mas agora com uma caminhada de cinco minutos a cada hora. Desta vez, os testes não mostraram diminuição da função arterial. “As caminhadas de cinco minutos impediu o declínio da função arterial e o fluxo sanguíneo enquanto estavam sentados”, diz Thosar. “[Andar] não apaga o efeito de sentar-se por um longo período. Em vez disso, simplesmente não permite que ficar sentado por muito tempo seja tão prejudicial.”

Com informações do Men’s Journal

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!