Home Notícias Saúde Caminhada, orientações e exposições marcam o Dia Mundial da Saúde Mental

Caminhada, orientações e exposições marcam o Dia Mundial da Saúde Mental

Caminhada, orientações e exposições marcam o Dia Mundial da Saúde Mental
0

Com objetivo de levar conhecimento a população e combater o preconceito ao portador de transtorno mental “psicofobia”, a Associação Norte Riograndense de Psiquiatria (ANP) promove, na manhã do próximo sábado(10), a 3ª Caminhada “Pensando Bem” e, em seguida, uma manhã de atividades no Parque da Dunas. O evento acontece em comemoração ao 10 de outubro – dia mundial de saúde mental.

Dados alarmantes da Mental Health Foundation revelam que 4 de cada 5 pacientes que necessitam de cuidados nesta área permanecem sem atendimento. Para o presidente da ANP, Leonardo Barbosa, é importante chamar a atenção e esclarecer a população sobre esse tema. “Natal passa por sérios problemas como a falta de medicamentos e psiquiatras no atendimento à população, número insuficientes de Caps e leitos de internação, dentre outros e a comunidade precisa estar mobilizada para reivindicar seus direitos”, afirma.

A ação conta com o apoio do Hospital Severino Lopes(HSL), antiga Casa de Saúde de Natal, do Centro de Valorização da Vida(CVV), da Associação dos Amigos e Familiares dos Doentes Mentais (AFDM), da Câmara Municipal do Natal (CMN) e tem o patrocínio da Unimed Natal.

A concentração da caminhada está marcada para iniciar as 8h, em frente do HSL na rua Múcio Galvão. O percurso irá seguir até o Parque das Dunas onde está previsto apresentações musicais, exposição de trabalhos, promoção e distribuição de cartilhas. A animação ficará por conta da Fundação Grande Harmonia (Fanfarra), do Centro de Educação Integrada de Maracajaú/RN, coordenada pelo músico Juarez Cravo.

O Dia da Saúde Mental foi estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) com o propósito de mudar nossa forma de ver as pessoas com doenças mentais. Em todo o mundo, há cerca de 400 milhões de pessoas que sofrem transtornos mentais, neurológicos ou outros tipos de problemas relacionados com o abuso de álcool e drogas.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!