Notícias

Caern visita imóveis de Natal para orientar sobre esgotamento sanitário

Em 90 dias, equipes técnicas da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) realizaram 12.385 visitas domiciliares na Zona Norte e Zona Sul de Natal. O objetivo dessas visitas é orientar os moradores sobre a importância da coleta de esgotos para a saúde, os cuidados que precisam ter com as instalações sanitárias e, entre outras recomendações, não fazer ligações dos dejetos na rede pública antes de receber a expressa autorização da companhia. As ligações não autorizadas acarretam transbordamentos em vias públicas e são caracterizadas como crime ambiental.

A diretora de Empreendimentos da Caern, engenheira Geny Formiga, informou que as obras para tornar Natal a primeira capital brasileira totalmente saneada no Brasil requerem a compreensão e paciência dos habitantes nos diversos bairros da cidade. Ela explicou que o fato da tubulação estar passando nas ruas não significa a disponibilidade para ligação de esgotos. De acordo com Geny, a tubulação enterrada é a primeira etapa da obra, que depende ainda das estações de bombeamento (Elevatórias) e de tratamento para concluir o sistema.

CAIXAS

Em alguns bairros, a empresa está instalando uma caixa coletora de esgotos nas calçadas dos imóveis, para receber a tubulação com os dejetos de cada domicílio. É responsabilidade dos proprietários adequar as canalizações no interior das propriedades, no padrão da Caern, antes de fazer a ligação à rede pública. Essas orientações são transmitidas por um técnico, durante a entrega do comunicado para habilitar a ligação junto a companhia.

De acordo com a Lei Municipal 4.100/92, Artigo 117, “são consideradas infrações ambientais: I – Construir, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território do Município, estabelecimentos, obras ou serviços submetidos ao regime desta Lei, sem autorização, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes”. Outras informações sobre esgotamento sanitário em Natal podem ser obtidas através do 3232-6480.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.