Home Notícias Brasil RN Natal Cadastro Único/Bolsa Família ganha telefone gratuito em Natal

Cadastro Único/Bolsa Família ganha telefone gratuito em Natal

Cadastro Único/Bolsa Família ganha telefone gratuito em Natal
Foto: Jefferson Rudy/ Agência Senado
0

Importante ferramenta para otimizar a gestão dos programas sociais e auxiliar na implementação e no aprimoramento de políticas públicas, o Cadastro Único/Bolsa Família conta agora com um telefone gratuito. Todas as famílias existentes no município de Natal, inscritas ou não no Cadastro Único, podem acessar o número: 0800 282-4747 para obterem informações e orientações sobre o serviço.

Os dados do Cadastro são importantes para que o governo federal conheça a realidade das famílias e desenvolva ou aprimore políticas específicas para as que se encontram em vulnerabilidade social.

O Cadastro Único é um instrumento de coleta de dados e informações com o objetivo de identificar todas as famílias de baixa renda existentes no país visando incluí-las nos programas sociais do Governo Federal como: o Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida e Tarifa Social de Energia Elétrica.

“A atualização dos dados deve ser feita sempre que houver mudança na situação da família ou, no máximo, a cada dois anos. O Minha Casa Minha Vida, por exemplo, não seleciona famílias que estejam com os dados desatualizados. Por isso, a atualização é tão importante”, ressalta a coordenadora do Cadastro Único/Bolsa Família, Carla Gleibe.

Para fazer a atualização ou a confirmação dos dados, o beneficiário deve procurar as unidades descentralizadas de Lagoa Nova ou Igapó ou um dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) mais próximo.

Inscrição

Podem se inscrever no Cadastro Único as famílias que tenham renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou com renda familiar total de até três salários mínimos.

A inscrição da família no Cadastro Único não garante a entrada automática nos programas. Cada um tem suas regras de concessão.

“É preciso que uma pessoa da família seja responsável por responder às perguntas da entrevista de cadastramento. Essa pessoa deve ter pelo menos 16 anos e, de preferência, ser uma mulher. Todas as pessoas que moram na mesma casa e dividem renda e despesas devem ser cadastradas em uma mesma família.”, explica a coordenadora.

Para o responsável pela família, os documentos obrigatórios para o cadastramento são: CPF ou Título de Eleitor. As outras pessoas da família devem apresentar certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, RG, carteira de trabalho ou título de eleitor.

Serviço
Telefone Gratuito do Cadastro Único/Bolsa Família
0800 282-4747
Horário: 08h às 17h

Rafael Nicácio Editor e repórter do Portal N10. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do RN) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN).
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!