Home Notícias Economia Negócios Brasileira lança livro grátis para adolescentes sobre empreendedorismo

Brasileira lança livro grátis para adolescentes sobre empreendedorismo

Publicidade

Brasileira lança livro grátis para adolescentes sobre empreendedorismo
Foto: Pixabay
0
Publicidade

Criando Unicórnios é um livro disponibilizado gratuitamente pela Internet escrito pela médica e empreendedora Renata Velloso. O título faz referência às grandes empresas de tecnologia do Vale do Silício, cujo valor supera 1 bilhão de dólares. “O nome não é para intimidar, mas para estimular o jovem a ser curioso e pensar grande”.

Em “Criando Unicórnios”, Renata tem como objetivo ensinar tudo o que aprendeu vivendo desde 2011 no berço da inovação mundial em uma linguagem simples e acessível. Em 2015, inspirada por um trabalho na escola da sua filha do meio, ela percebeu que existia pouquíssimo material a respeito de empreendedorismo voltado para o público jovem. Renata acredita que os jovens têm tudo o que é necessário para serem bons empreendedores: vontade, disposição e coragem; e por isso decidiu escrever o livro.

Nele, ela procura inspirar e ao mesmo tempo mostrar o caminho das pedras para transformar ingredientes, como sonho, paixão e boas ideias em produtos e serviços que podem transformar o mundo. “Eu procurei mesclar conceitos teóricos com histórias de empreendedores inspiradores, como Steve Jobs, fundador da Apple, e Larry Page, do Google. Também trouxe vários exemplos de jovens empreendedores, pessoas comuns que conseguiram criar projetos muito interessantes tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. “O objetivo é mostrar para o adolescente que ele não precisa ser só um consumidor de inovação, ele também pode criar coisas novas”, afirma a autora.

Renata também acredita que hoje em dia está muito mais fácil empreender, o que facilita a vida de qualquer pessoa que tenha uma paixão e vontade de empreender: “a internet deixou tudo mais acessível, hoje é possível encontrar online várias ferramentas gratuitas, ou muito baratas, que antes só estavam à disposição de quem tinha muito dinheiro”.

No livro ela também aborda as tecnologias que devem dominar o futuro, como inteligêngia artificial, realidade virtual e impressão em 3D. “É um momento muito interessante esse que estamos vivendo, a tecnologia está promovendo uma revolução que vai mudar totalmente a humanidade. Eu acredito muito que os jovens precisam liderar essa mudança.”

Renata também aposta muito no potencial do jovem brasileiro. O nosso “jeitinho” que muitas vezes é visto como algo negativo pode ajudar muito o empreendedor. Para criar é preciso ser flexível para resolver problemas da maneira mais simples possível. Para isso, a criatividade e a “gambiarra” típica do brasileiro podem ajudar muito.

Além disso, segundo a autora, o momento de crise pelo qual a economia brasileira está passando, favorece o empreendedorismo “Toda crise é também uma oportunidade. Nos EUA, o empreendedorismo inovador, do qual eu falo no livro, foi impulsionado depois da crise de 2008, várias empresas famosas como Uber e Airbnb surgiram nessa época. É claro, porém, que empreender não é para todo mundo e nem uma fórmula mágica e requer muito trabalho”.

Para ampliar ainda mais o alcançe da sua mensagem, Renata irá lançar em breve uma versão em inglês e também em vídeo do seu projeto. “Vejo que muitos jovens hoje têm um pouco de preguiça de ler. Não quero que isso seja uma barreira, se os jovens estão no Youtube ou no Snapchat tenho que estar nesses lugares também para passar minha mensagem”.

O livro Criando Unicórnios pode ser baixado gratuitamente em PDF através do site www.criandounicornios.com.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!