Home Notícias Universo Asteroide “potencialmente perigoso” passará ‘perto’ da Terra no próximo dia 31 de outubro

Asteroide “potencialmente perigoso” passará ‘perto’ da Terra no próximo dia 31 de outubro

Publicidade

Asteroide “potencialmente perigoso” passará ‘perto’ da Terra no próximo dia 31 de outubro
Imagem ilustrativa de um asteroide / NASA
0
Publicidade

No próximo dia 31 de outubro de 2015 um asteroide irá passar bem próximo da Terra, podendo ser observado com lentes de aumento, como binóculos. Este objeto celeste que se aproxima do nosso planeta é considerado como potencialmente perigoso. O asteroide 2015 TB145 foi recentemente descoberto no observatório Pan-STARRS, no Havaí e, segundo a NASA, vai bater uma distância recorde: a última vez que um asteroide passou tão perto aconteceu em 2006.

Apesar da NASA informar que o asteroide não irá colidir com a Terra, Leonid Yelenin, colaborador científico do Instituto da Matemática Aplicada M.V. Keldysh da Academia de Ciências da Rússia, disse que é provável uma colisão. O jovem astrônomo é conhecido por ter descoberto, em 2010, o cometa C / 2010 X1, mais tarde nomeado em sua honra.

Você só pode ver um asteroide com binóculos uma vez a cada cinco anos, disse Yelenin. Desta vez, o corpo celeste vai se aproximar 488.000 quilômetros da Terra e o ponto mais próximo de nosso planeta vai atingir 10 de magnitude aparente. “De acordo com nossos cálculos, a maior aproximação ocorrerá por volta de 15h30 no fuso horário de Moscou (10h30 no Horário de Brasília). Ele não será visível a olho nu, mas poderá ser visto com binóculos ou um telescópio simples”, completou Yelenin.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!