Home Notícias Ciência Ano de 2015 será o mais quente da história, revela ONU

Ano de 2015 será o mais quente da história, revela ONU

Ano de 2015 será o mais quente da história, revela ONU
0

(ANSA) – O ano de 2015 ainda não acabou, mas já é o mais quente registrado na história, informou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta quarta-feira (25).

De acordo com a agência das Nações Unidas, a temperatura média no planeta está em 14,57ºC, batendo o recorde do ano passado a mais de um mês do fim de dezembro. Esse é o quinto ano consecutivo que a temperatura global bate recorde e, dos 10 anos mais quentes da história, oito deles ocorreram desde 1998.

“A temperatura média na superfície do globo superará sem dúvida a barreira do um grau centígrado em comparação com a era pré-industrial (1880-1889)”, publicou a OMM em documento. A notícia foi divulgada propositalmente antes porque, a partir do dia 30 de novembro, os líderes mundiais estarão reunidos em Paris para a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP21). No encontro, deve ser assinado um acordo para diminuir as emissões de gases tóxicos a fim de impedir que a temperatura da Terra aumente em 2ºC.

A OMM informou que os dois motivos principais para esse recorde são o aquecimento global e a presença do fenômeno climático El Niño. “Tudo isso é uma péssima notícia para o planeta”, afirmou o secretário-geral da entidade, Michel Jarraud. Entre os destaques do relatório, estão as ondas de calor acima dos 45ºC no Paquistão (que mataram centenas de pessoas) e na Índia e de fenômenos climáticos como o furacão Patricia – que atingiu a América Central e do Norte.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!