Home Notícias Brasil RN Aneel aprova aumento de 9,57% nas contas de energia do RN

Aneel aprova aumento de 9,57% nas contas de energia do RN

Publicidade

Aneel aprova aumento de 9,57% nas contas de energia do RN
Foto: Divulgação
0
Publicidade

A conta de luz ficará mais cara no Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (14), a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou um reajuste ordinário anual médio de 9,57% para a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern). De acordo com o comunicado, o aumento para alta tensão deverá ser de 14,41%, enquanto que para baixa tensão a elevação será de 7,41%.

O novo reajuste entrará em vigor a partir do próximo dia 22 de abril. Os consumidores da Cosern já haviam tido um reajuste de 2,8% em 2015 devido à revisão extraordinária aprovada pela Aneel no fim de fevereiro para todo o setor de distribuição. Além do RN, a Aneel também aprovou um reajuste ordinário anual médio de 13,26% nas tarifas da Energisa Sergipe. Para alta tensão haverá de um aumento de 17,63%, enquanto para baixa tensão a elevação será de 10,81%.

O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

O cálculo do reajuste inclui custos típicos da atividade de distribuição, sobre os quais incide o IGP-M, e outros custos que não acompanham necessariamente o índice inflacionário, como energia comprada, encargos de transmissão e encargos setoriais.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!