Home Notícias Universo Agência russa diz que nave ‘perdida’ voltará para a Terra entre 5 e 7 de maio, acompanhe aqui a trajetória em tempo real!

Agência russa diz que nave ‘perdida’ voltará para a Terra entre 5 e 7 de maio, acompanhe aqui a trajetória em tempo real!

Publicidade

Agência russa diz que nave ‘perdida’ voltará para a Terra entre 5 e 7 de maio, acompanhe aqui a trajetória em tempo real!
Nave Progress. Foto: Divulgação / NASA
0
Publicidade

A agência espacial russa Roscosmos informou que a nave-cargueiro Progress M-27M, que sofreu problemas técnicos após o seu lançamento a partir do Cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) na terça-feira (28), perdeu órbita e agora está se dirigindo em direção à Terra fora de controle.

No vídeo acima, publicado no canal do YouTube da agência espacial americana (Nasa), é possível ver imagens feitas por uma das câmeras da Progress que mostram o foguete girando em grande velocidade sobre seu próprio eixo, algo que impossibilita qualquer tentativa de manobra de aproximação e acoplamento à Estação Espacial.

“Deixamos para acelerar o motor e executar manobra corretiva, de modo que o cargueiro espacial está gradualmente a sair de sua órbita. A velocidade de declínio varia dependendo do estado da atmosfera e do vento solar … Então, calcular a área e a data do impacto de fragmentos intactos da Progress será possível apenas algumas horas antes que ele aconteça”, disse a agência RIA Novosti um dos funcionários que tentam estabilizar o voo da aeronave.

No entanto, o rastreador de satélite online 3D SatFlare oferece aos fãs um espaço com um mapa tridimensional a partir do qual qualquer usuário da Internet pode seguir o caminho da queda do Progress M-27M e conhecer o lugar do impacto com a Terra.

Para uma melhor visualização, clique na guia “Full Screen” no lado esquerdo da janela abaixo:

Com 2,5 toneladas de suprimentos, a nave deveria chegar à plataforma internacional seis horas depois de sua decolagem. Ela carrega combustível, oxigênio, alimentos, equipamentos científicos para os astronautas. Após a perda, cujo custo é estimado em até US$ 90 milhões, o próximo cargueiro em direção à ISS sairá da Terra no 3º trimestre deste ano. De qualquer forma, os astronautas têm provisões suficientes para continuar com sua vida no espaço, apesar do incidente com a Progress.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!