Home Notícias Mundo 6 pessoas são detidas por roubo de material radioativo no México

6 pessoas são detidas por roubo de material radioativo no México

6 pessoas são detidas por roubo de material radioativo no México
Foto: divulgação
0

Seis pessoas foram internadas em um hospital na região central do México para os testes de radiação, são suspeitos do roubo de um caminhão contendo cobalto-60, material radioativo potencialmente mortal.

Dos homens detidos, com idades entre 16-38, apenas a 16 anos de idade mostrou sinais de exposição à radiação, mas ele estava bem de saúde. Os seis foram detidos quinta-feira apos investigação e levados para o Hospital Geral de Pachuca para testes.

O cobalto-60 roubado era de equipamentos obsoletos de radioterapia. A notícia desencadeou alerta em seis estados mexicanos e Cidade do México, assim como notificações internacionais para os EUA e da Agência Internacional de Energia Atômica, em Viena. Autoridades alertaram que quem removeu o material radioativo com a mão, provavelmente foi contaminado e pode morrer em breve, de acordo com um relatório Sky News.

Foi levantada a preocupação de que o material poderia ter sido roubado para fazer uma bomba suja, um explosivo convencional que dissemina material radioativo. Mas as autoridades mexicanas disseram que os ladrões pareciam ter como alvo o caminhão de carga com uma plataforma móvel e guindaste, e provavelmente não sabia sobre a carga perigosa.

O material era do obsoleto equipamento de radioterapia de um hospital no norte da cidade de Tijuana e estava sendo transportado para instalação de resíduos nucleares no Estado do México, que faz fronteira com a Cidade do México.

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!