DestaquesMundo

Taleban ameaça e diz que não ser reconhecido à frente do Afeganistão “pode ​​ser um problema para o mundo”

Até o momento, nenhum país reconheceu formalmente o domínio dos talibãs, que subiram ao poder em agosto passado

Zabihullah Mujahid, porta-voz do Taleban no Afeganistão, afirmou em entrevista coletiva realizada no sábado (30) em Cabul, que o não reconhecimento do movimento como autoridade legítima no país da Ásia Centralpode ​​se tornar um problema para o mundo“, informa a Reuters.

“Nossa mensagem aos Estados Unidos é que se a falta de reconhecimento continuar, os problemas afegãos continuarão e esse problema na região pode se tornar um problema para o mundo”, explicou, destacando que é um direito do povo afegão.

Mujahid ainda lembrou a invasão do Afeganistão pelos EUA em 2001 após os ataques de 11 de setembro, e afirmou que a razão pela qual o Talibã e o país norte-americano entraram em guerra também foi porque não existiam relações diplomáticas formais entre eles. “Os problemas que causaram a guerra poderiam ter sido resolvidos por meio de negociação”, disse. “Eles também poderiam ter sido resolvidos por meio de um compromisso político”, acrescentou.

Até o momento, nenhum país reconheceu formalmente o domínio dos talibãs, que subiram ao poder em agosto passado. Enquanto o país da Ásia Central está atolado em uma grave crise econômica e humanitária, bilhões de dólares em ativos afegãos e fundos no exterior foram congelados.

Representantes de alguns países já se reuniram com líderes do movimento, tanto na capital afegã, Cabul, quanto no exterior. Entre os casos mais recentes, destacam-se as conversas com países como Turcomenistão, China e Paquistão.

Com o representante do Turcomenistão, o Talibã falou sobre o início do gasoduto Turcomenistão-Afeganistão-Paquistão-Índia, enquanto com a China discutiram o financiamento por Pequim de infraestrutura de transporte e a possível exportação de produtos afegãos para o gigante asiático via Paquistão.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo