NotíciasColunas

Os avanços da inteligência artificial nos últimos anos

O uso de inteligência artificial, popularmente conhecida como IA, tem avançado rapidamente nos últimos anos, e uma das áreas que está recebendo uma atenção crescente é a produção de imagens falsas ou, como é popularmente conhecida, “deepfakes”. Com o uso de algoritmos inteligentes, agora é possível criar uma grande variedade de objetos do zero, como imagens que parecem autênticas, mas são na verdade manipuladas digitalmente. 

Embora essa tecnologia possa ser usada para criar efeitos especiais em filmes e jogos, além de contribuir para a melhoria em setores como educação, também pode ser usada para enganar pessoas e até mesmo influenciar a opinião pública, criando confusões que geram caos na sociedade. 

Avanços tecnológicos e o uso constante de inteligência artificial levantam questões sobre ética e segurança nas redes sociais, fazendo com que todos se questionem sobre os perigos e benefícios que essa tecnologia pode causar e como criar medidas que identifiquem quais conteúdos foram gerados por inteligência artificial. 

Deepfakes: o que sabemos sobre essa tecnologia?

Deepfakes são vídeos ou imagens falsos gerados por meio de tecnologias de inteligência artificial usados por pessoas para a criação de conteúdo enganoso e altamente convincente. A criação dos Deepfakes é realizada por meio de uma técnica que usa algoritmos de aprendizado profundo, que utilizam uma grande quantidade de dados para aprender a imitar um determinado rosto, voz ou gesto. 

A partir desses dados, a IA é capaz de gerar um conteúdo falso que se assemelha ao original, recurso esse que vem sendo usado para enganar e manipular pessoas, além de espalhar desinformação e cometer crimes, como foi evidenciado na parte do blog da ExpressVPN que reuniu os últimos casos de Deepfakes que geraram grandes polêmicas ao redor do mundo, tal como imagens falsas criadas do Papa usando roupas de grife e Vladimir Putin ajoelhado enquanto beijava a mão de Xi Jinping.

É possível identificar Deepfakes?

Usando inteligência artificial para gerar imagens ou vídeos falsos, muitas vezes se torna difícil identificar que o conteúdo que você esteja vendo seja falso. Existem algumas dicas que devem ser levadas em consideração que podem ser usadas para conferir se determinada imagem ou vídeo são falsos.

Confira os movimentos

Os Deepfakes geralmente têm movimentos estranhos ou pouco naturais, como piscar de olhos incomuns ou movimentos bruscos. A análise de movimento pode ser usada para detectar tudo que não seja natural em imagens e vídeos, evidenciando se foram criados por Deepfakes ou não.

Fique de olho nas sombras e em reflexos

As sombras e reflexos devem ser consistentes com a iluminação da cena. Se você desconfia que o que você está vendo seja falso, procure por inconsistências nas sombras e reflexos.

Procure por anomalias nas imagens e vídeos

Muitas criações usando inteligência artificial podem apresentar anomalias nos corpos gerados, como mais de um dedo, mãos mal feitas e outras partes que podem indicar que aquela foto é falsa. 

Investigue o áudio

Gravações falsas podem ter uma qualidade de áudio ruim, com ruídos de fundo ou interferência. Se houver uma pessoa falando no vídeo, verifique se o áudio está sincronizado com os movimentos da boca e preste atenção no som do ambiente. 

Preste atenção nas fontes e nos contextos

Verifique se a imagem ou vídeo é proveniente de uma fonte confiável, se foram compartilhadas por meios de comunicação em destaque na mídia. Fique atento se o conteúdo da imagem ou vídeo faz sentido em relação à história ou mensagem que está sendo comunicada.

Como melhorar a segurança contra Deepfakes?

Uma das maneiras mais eficazes de combater Deepfakes é desenvolver tecnologias que tenham recursos avançados para a detecção de imagens e vídeos falsos.

Além disso, o compartilhamento de informações precisas sobre como as criações falsas geradas por inteligências artificiais são feitas também é uma das melhores formas de prevenção aos riscos causados por imagens falsas, espalhando o conhecimento para que todos os indivíduos saibam como reconhecer Deepfakes.

A ameaça de Deepfakes é crescente e real, aumentando a cada dia. Regulamentações precisam ser criadas para melhorar a segurança e evitar que usem a tecnologia de inteligência artificial para gerar caos na sociedade e prejudicar indivíduos.

Fique atento aos detalhes presentes em cada imagem e vídeo que você suspeita ter sido criado por inteligência artificial e aprenda a melhorar a segurança dos dados do seu computador para evitar cair em notícias falsas espalhadas por Deepfake e ataques hackers.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.