Saúde

Com foco nas crianças, Natal inicia vacinação contra a dengue

A partir desta segunda-feira (19), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal deu início à vacinação contra a dengue. Focada nas crianças entre 10 e 14 anos de idade, a vacinação ocorrerá de forma escalonada atendendo a recomendações do Ministério da Saúde.

Natal recebeu um total de 18.806 doses do primeiro lote da vacina Qdenga (TAK-003), desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma. A imunização ocorrerá em duas doses sendo aplicadas em um intervalo de três meses.

Essa primeira fase da vacinação contemplará crianças de 10 a 11 anos. Posteriormente, a vacinação será estendida para crianças de 12 a 14 anos, conforme explica o secretário municipal de saúde de Natal, George Antunes.

“Vamos começar a imunização de forma escalonada, imunizando primeiro crianças de 10 a 11 anos, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, e depois ampliaremos para contemplar as crianças de 12 a 14 anos”, esclarece o secretário.

Como se vacinar contra dengue em Natal?

Nesta primeira etapa de vacinação foram selecionadas oito unidades básicas de saúde de referência, distribuídas nos cinco distritos sanitários da cidade. A escolha dessas unidades levou em consideração critérios como densidade vetorial, número de casos prováveis detectados por área, segundo o Atlas Com as Áreas Suscetíveis para o Adoecimento por Arboviroses em Natal para o Ano de 2024, e o componente socioeconômico da localidade.

A vacinação chega a Natal em um momento no qual a cidade já enfrentou 463 casos de arboviroses apenas em 2024. (Foto: Fabio Rodrigues - Pezzobom / Agência Brasil)
A vacinação chega a Natal em um momento no qual a cidade já enfrentou 463 casos de arboviroses apenas em 2024. (Foto: Fabio Rodrigues – Pezzobom / Agência Brasil)

Para receber a vacina, é necessário ter entre 10 e 14 anos, e comparecer a uma das oito unidades básicas de saúde durante o período especificado para cada faixa etária, portando documento de identificação, cartão de vacinação e comprovante de residência de Natal em nome dos pais da criança.

Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), destacou a importância do comprovante de residência, explicando: “Estas vacinas foram distribuídas para algumas cidades levando em conta a questão epidemiológica de cada território, por esse motivo a necessidade da apresentação do comprovante de residência, para termos controle de quem está recebendo a vacina, e nos certificarmos que as doses estão sendo distribuídas para os munícipes de Natal.”

Até o dia 16 de fevereiro de 2024, foram notificados 463 casos de arboviroses em Natal. O controle do mosquito ainda é considerado o principal método de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya. “Cerca de 75% dos criadouros de mosquitos são localizados dentro ou no entorno dos domicílios, então é importante que a população fique atenta e se envolva no combate ao Aedes aegypti”, destacou George Antunes.

Para quem não é recomendada a vacinação?

Vale ressaltar que também existem grupos que não que não foram incluídos no cronograma de vacinação contra a dengue com este imunizante. É o caso das gestantes, lactantes, menores de 4 anos, maiores de 60 anos e imunossuprimidos.

Horários de atendimento e onde se vacinar contra a dengue em Natal?

As unidades de referência para vacinação funcionarão das 8h às 16h, distribuídas nos distritos sanitários (regiões) da cidade: Norte I (UBS Pajuçara e UBS Nordelândia), Norte II (UBS Bela Vista e UBS Jardim Progresso), Leste (UBS Brasília Teimosa), Oeste (UBS Felipe Camarão II e UBS Dix Sept-Rosado) e Sul (UBS Ronaldo Machado).

Confira abaixo as principais informações sobre a vacinação contra a dengue em Natal

Quem Pode se Vacinar?

  • Crianças de 10 a 11 anos (nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro)
  • Crianças de 12 a 14 anos (a partir de 22 de fevereiro)

Quem Não Pode se Vacinar?

  • Gestantes
  • Lactantes
  • Menores de 4 anos
  • Maiores de 60 anos
  • Imunossuprimidos

Documentos Necessários para Vacinação:

  • Documento de identificação pessoal
  • Cartão de vacinação
  • Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável maior de idade
  • Apresentar comprovante de residência de Natal em nome dos pais.

Unidades de Referência para Vacinação (8h às 16h):

  • Norte I: UBS Pajuçara, UBS Nordelândia
  • Norte II: UBS Bela Vista, UBS Jardim Progresso
  • Leste: UBS Brasília Teimosa
  • Oeste: UBS Felipe Camarão II, UBS Dix Sept-Rosado
  • Sul: UBS Ronaldo Machado

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.