Quais são os profissionais autorizados a realizarem a manutenção da cabine primária?

Quais são os profissionais autorizados a realizarem a manutenção da cabine primária?

Quais são os profissionais autorizados a realizarem a manutenção da cabine primária?

Wagner Santos setembro 9, 2021 Colunas

Manutenção da cabine primária | Cabine primária é a entrada de energia elétrica ligada ao sistema de distribuição em média ou alta tensão. É uma solução importante para controlar a potência de eletricidade fornecida pelas concessionárias quando ela for excedida.

Com isso, é possível reduzir uma série de prejuízos para as empresas. Isso porque, ao controlar esse fator, passa a ser possível usar tensões comuns (110V, 120V e 380V) no maquinário.

O que previne alguns acidentes, como os causados pela alta tensão em equipamentos (queima das máquinas, falhas e acidentes com colaboradores). A instalação de cabine primária é recomendada para locais que têm alto consumo elétrico.

É o caso das fábricas, indústrias, parques fabris, empresas, condomínios e qualquer outro espaço que utilize carga elétrica acima de 75KVA. Essas cabines são soluções extremamente vantajosas, dado que além da segurança, proporcionam outros benefícios para as empresas.

A redução de custos com consumo de energia elétrica em até 30% é um exemplo disso. No entanto, assim como todo sistema e equipamento, toda cabine primária deve passar por manutenções com uma certa frequência.

Caso contrário, elas podem não funcionar como deveriam e prejudicar o funcionamento da linha de produção, colocando os colaboradores em risco e impedindo que tantos benefícios venham a acontecer.

O risco de acidentes é consideravelmente maior quando essas manutenções não são feitas. Existem dois tipos de procedimentos, as manutenções preventivas e as corretivas.

Como veremos ao longo do conteúdo, ambas são importantes, mas feitas em momentos diferentes. A preventiva pode evitar que a corretiva seja necessária em algum momento, evitando uma série de outros transtornos.

Mas, o fato é que as manutenções só serão efetivamente positivas se forem realizadas por profissionais capacitados e altamente treinados. Afinal, estamos falando de um sistema elétrico, com diversas peças e particularidades.

Vale lembrar que realizar essas manutenções é obrigatório segundo diversas normas regulamentadoras, então, procure estes serviços o quanto antes. Entenda um pouco mais sobre as manutenções de cabines primárias e quais profissionais podem realizá-los com segurança e eficiência. 

Manutenção de cabine primária: quando fazer?

Como adiantamos, há dois tipos de manutenção de cabines primárias. A corretiva é aquela que todos conhecem, a acionada quando algo para de funcionar ou não opera como deveria.

Basicamente, a manutenção corretiva deve ser feita quando a cabine já apresentou alguns problemas, como paradas não programadas. A manutenção preventiva é menos conhecida, mas tão importante quanto a alternativa anterior. 

Se trata de uma revisão periódica em todos os componentes elétricos que compõem a subestação para evitar grandes falhas e acidentes elétricos no futuro. É um método de prevenção.

Uma análise preliminar é feita para entender o que a cabine precisa de acordo com as ações necessárias previstas nas normas regulamentadoras vigentes, como a NR 10, NBR 5410, NBR 14039 e NBR 5356. 

Algumas das medidas de prevenção são a inspeção dos cabos de média e baixa tensão, a medição de isolação entre AT/BT, AT/Terra e BT/Terra e reaperto das conexões de MT. Contudo, há uma lista grande de ações importantes durante esse serviço.

As manutenções se complementam, devem ser realizadas periodicamente para manter as instalações seguras e funcionando perfeitamente – somente assim trará as vantagens citadas no início do conteúdo.

Quais profissionais são qualificados para serviços tão complexos?

Obviamente, nem todos podem realizar operações tão complexas quanto essa. É preciso de capacitação, treinamento e entendimento sobre os sistemas para realizar os serviços com exatidão, qualidade e segurança.

De acordo com a NBR 14039, norma que trata sobre quais os profissionais que podem realizar procedimentos em sistemas elétricos, segue as diretrizes da tabela 12 da NBR 14039, somente engenheiros elétricos, técnicos ou pessoas com experiência suficiente para lidar com a eletricidade em segurança, podem fazer manutenções em cabines primárias.

Isso porque a norma em questão considera a competência dos profissionais para a execução de trabalhos como esse. Além da formação dos profissionais, eles precisam ter uma autorização formal da empresa para este serviço. 

Isso é, eles precisam de um registro de empregados com essa autorização, a qual depende de dois fatores: a qualificação do profissional e a condição consignada no sistema de registro de empregado da empresa.

O que evidencia que a autorização deve ser de caráter permanente, fazendo parte de uma das funções que o profissional é capaz de realizar em segurança.

Ou seja, se pretende contratar um profissional para estes serviços, busque essas competências e garanta que está contratando uma pessoa qualificada. Caso contrário, pode ter mais prejuízos do que benefícios.

Se for um profissional que deseja ingressar no mercado, compreenda as necessidades para este serviço e se capacite. Além de colocar a própria vida em risco durante essas manutenções, pode ocasionar acidentes que impactam outras pessoas, serviços e corporações.

Imagem: Hand photo created by karlyukav – www.freepik.com

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos