Lucro do FGTS começa a ser pago pela Caixa; saiba se você já recebeu

A Caixa Econômica Federal (CEF) já começou a creditar o dinheiro do lucro do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) nas contas dos trabalhadores.

Até o dia 31 de agosto, todos com direito a esta remuneração terão recebido o valor em suas contas ativas e/ou inativas do Fundo de Garantia, de acordo com a estatal.

Definido no dia 17 pelo Conselho Curador do FGTS, o valor total a ser distribuído é de R$ 8,1 bilhões. O trabalhador receberá um adicional de aproximadamente 1,86% sobre o valor que possuía no Fundo em 31 de dezembro de 2020.

Como consultar o lucro do FGTS

O trabalhador pode conferir se recebeu o dinheiro verificando o extrato do FGTS.

Quem tem direito ao lucro do FGTS

O lucro é pago a trabalhadores que tinham saldo positivo nas contas (ativas ou inativas) do FGTS em 31 de dezembro de 2020.

Quanto irei receber em média? Confira simulações

*Estes valores são aproximados, podendo variar um pouco para mais.

Rentabilidade do FGTS ao ano

A rentabilidade total do FGTS considera o lucro + a Taxa Referencial (3%). Em 2021, o Fundo de Garantia renderá ao todo 4,92%, percentual acima da poupança (2,11%).

A cada mês, os trabalhadores já recebem a atualização proporcional referente à TR. No extrato, este acréscimo é indicado como Crédito JAM (Juros e Atualização Monetária). Já o lucro é pago apenas uma vez ao ano, sempre no mês de agosto, desde 2017.

Confira abaixo simulações sobre a rentabilidade do FGTS:

Qual o procedimento para receber o lucro do FGTS

Não. O novo valor será depositado automaticamente na conta do FGTS.

Quem pode sacar o lucro do FGTS

Assim como o restante do saldo, o valor do lucro do FGTS só pode ser sacado nas condições previstas em lei.

Situações que liberam o saque total do FGTS

Fiz a retirada pelo saque emergencial ou saque-aniversário, como acontece a base de cálculo do lucro do FGTS?

Caso o trabalhador já tenha realizado o saque-aniversário ou saque emergencial, a base para o cálculo da divisão do lucro não será alterada, pois o valor considerado será o saldo de 2020.

Porém, se tiver feito algum saque no ano passado, será considerado o valor que estiver na conta no dia 31 de dezembro de 2020.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui