RN

Hospitais de Currais Novos e Caicó devem ser geridos pela EBSERH

O Hospital Regional Mariano Coelho em Currais Novos e a unidade Hospitalar Regional do Seridó em Caicó, devem ser incorporados a rede de gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH). Parecer favorável foi dado pelo secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Claudio Costa, após reunião realizada na sexta-feira (15), com a senadora Fátima Bezerra e a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva.

A luta pela incorporação dos hospitais regionais foi iniciada desde 2014, através do Programa Mais Médicos e quando a UFRN buscou fortalecer o campo de estágio dos estudantes da Faculdade de Ciência da Saúde do Trairi (Santa Cruz) e da Escola Multicampi de Ciências Médicas em Caicó, cujos estudantes da primeira turma pleitearam esta conquista, bem como a expansão do Hospital Universitário Ana Bezerra. Além dos estudantes, essa luta conta com empenho da senadora Fátima Bezerra, que tem feito gestões junto ao Governo Federal, e dos prefeitos da região do Seridó e do Trairi. “Queremos garantir que esses hospitais tenham a parceria da UFRN e sejam gerenciados pela EBSERH, para que a área acadêmica da saúde fique consolidada no campus do interior. Esses jovens estão tendo uma oportunidade ímpar de ser formarem e trabalharem nas suas cidades”, declarou Angela Paiva.

Segundo a senadora Fátima Bezerra, a adesão dos hospitais regionais à EBSERH garantirá melhor infraestrutura e condições dos serviços prestados à população. “Nós temos de um lado a consolidação da escola de medicina e, ao mesmo tempo, uma grande conquista para os usuários do SUS com uma melhor assistência à população da região. Esses hospitais vão dar mais apoio aos estudantes na sua formação e aos residentes do curso de medicina. Essa, sem dúvidas, é uma das maiores conquistas para a região do Seridó e do Trairi”, afirmou.

Fátima também destacou o papel da reitora, do diretor da Escola Multicampi de Ciências Médica, George Dantas, do diretor da Facisa, Edvaldo Vasconcelos, e o protagonismo dos estudantes nesta luta. “O projeto da escola multicampi é referência para todo país e isto pesou muito para essa conquista. Estamos dando um importante passo para consolidar este pleito”, enfatizou.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.