Destaques, Mundo Pet

Expectativa de vida do cão labrador depende da cor de seu pelo

Foto: Skeeze

Uma nova pesquisa feita por cientistas da Universidade de Sydney mostra que a expectativa de vida de um labrador cor de chocolate é significativamente menor do que a de seus colegas de cor preta e de cor amarela.

Além de uma expectativa de vida mais curta, pesquisadores australianos descobriram que infecções de ouvido e doenças de pele também são mais comuns em labradores cor de chocolate.

O que os dados revelam

A equipe de pesquisadores examinou os dados de 33.320 cães labrador, dos quais uma amostra aleatória de 2.074 indivíduos (6,2 por cento) foi selecionada para avaliar problemas de saúde e mortalidade. Dos cães estudados, 44,6% tinham pelo preto, 27,8% amarelo e 23,8% eram chocolate.

Em geral, a expectativa de vida média dos labradores foi de 12,1 anos, mas os cães cor de chocolate tinham uma expectativa de vida de 10,7 anos, 10% mais curta que os labradores pretos ou amarelos.

expectativa de vida de um cão cachorro labrador

Os distúrbios musculoesqueléticos e o câncer foram as causas mais comuns de morte.

Mas isso não é tudo; Os dados revelaram que algumas doenças foram muito mais frequentes em cães de chocolate.

A prevalência de dermatite piotraumática em cães de cor preta foi de 1,1% e em cães amarelos de 1,6%, mas aumentou para 4% em cães de cor chocolate. Além disso, uma incidência de otite externa (infecção do ouvido) foi encontrada em 12,8% dos cães pretos, 17% dos cães amarelos e 23,4% dos cães chocolate.

Expectativa de vida devido a mistura de cor

É possível que a cor do pelo não pareça estar relacionada à saúde do cão, mas há investigações que mostram algumas conexões bem estabelecidas. Mesmo quando os genes da cor do pelo, em si, não são ruins para a saúde dos cães, podem surgir problemas quando uma cor incomum se torna popular.

Genes de algumas cores podem ser bastante raros na população, o que significa que os criadores [de cães] podem ser tentados a abusar da mistura de cães para conseguir a linhagem desejada: que é o caso do cor de chocolate

Toda essa mistura reduz drasticamente o pool genético, levando à perda de diversidade genética e ao surgimento de gargalos genéticos. Pesquisadores suspeitam que essa é a razão pela qual essas deficiências de saúde são observadas em cães de cor chocolate.

Os autores do estudo afirmam que esses resultados podem servir para alertar os potenciais e atuais proprietários de cachorros cor chocolate, sobre possíveis problemas de saúde que possam afetá-los.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.