Expectativa de vida do cão labrador depende da cor de seu pelo
Foto: Skeeze

Expectativa de vida do cão labrador depende da cor de seu pelo

Uma nova pesquisa feita por cientistas da Universidade de Sydney mostra que a expectativa de vida de um labrador cor de chocolate é significativamente menor do que a de seus colegas de cor preta e de cor amarela.

Além de uma expectativa de vida mais curta, pesquisadores australianos descobriram que infecções de ouvido e doenças de pele também são mais comuns em labradores cor de chocolate.

O que os dados revelam

A equipe de pesquisadores examinou os dados de 33.320 cães labrador, dos quais uma amostra aleatória de 2.074 indivíduos (6,2 por cento) foi selecionada para avaliar problemas de saúde e mortalidade. Dos cães estudados, 44,6% tinham pelo preto, 27,8% amarelo e 23,8% eram chocolate.

Em geral, a expectativa de vida média dos labradores foi de 12,1 anos, mas os cães cor de chocolate tinham uma expectativa de vida de 10,7 anos, 10% mais curta que os labradores pretos ou amarelos.

expectativa de vida de um cão cachorro labrador

Os distúrbios musculoesqueléticos e o câncer foram as causas mais comuns de morte.

Mas isso não é tudo; Os dados revelaram que algumas doenças foram muito mais frequentes em cães de chocolate.

A prevalência de dermatite piotraumática em cães de cor preta foi de 1,1% e em cães amarelos de 1,6%, mas aumentou para 4% em cães de cor chocolate. Além disso, uma incidência de otite externa (infecção do ouvido) foi encontrada em 12,8% dos cães pretos, 17% dos cães amarelos e 23,4% dos cães chocolate.

Expectativa de vida devido a mistura de cor

É possível que a cor do pelo não pareça estar relacionada à saúde do cão, mas há investigações que mostram algumas conexões bem estabelecidas. Mesmo quando os genes da cor do pelo, em si, não são ruins para a saúde dos cães, podem surgir problemas quando uma cor incomum se torna popular.

Genes de algumas cores podem ser bastante raros na população, o que significa que os criadores [de cães] podem ser tentados a abusar da mistura de cães para conseguir a linhagem desejada: que é o caso do cor de chocolate

Toda essa mistura reduz drasticamente o pool genético, levando à perda de diversidade genética e ao surgimento de gargalos genéticos. Pesquisadores suspeitam que essa é a razão pela qual essas deficiências de saúde são observadas em cães de cor chocolate.

Os autores do estudo afirmam que esses resultados podem servir para alertar os potenciais e atuais proprietários de cachorros cor chocolate, sobre possíveis problemas de saúde que possam afetá-los.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!

One thought on “Expectativa de vida do cão labrador depende da cor de seu pelo

  1. Estou com um labrador cor preto com 15 anos e 6 meses. Realmente na idade avançada as dermatites se apresentam de forma agressiva. Vamos cumprindo nossa missão de cuidar dele pois nos deu muitas alegrias ao longo da vida.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: