Jogo do Flamengo é investigado pelo MP-GO em 3ª fase da Operação Penalidade Máxima

Jogo do Flamengo é investigado pelo MP-GO em 3ª fase da Operação Penalidade Máxima (Foto: Divulgação / Avaí)
Jogo do Flamengo é investigado pelo MP-GO em 3ª fase da Operação Penalidade Máxima (Foto: Divulgação / Avaí)

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) deu início à Operação Penalidade Máxima III, uma investida contra a manipulação de resultados no cenário do futebol brasileiro. A ação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), abrangeu o cumprimento de mandatos de busca e apreensão em oito cidades de cinco estados, tendo como alvo sete partidas, incluindo um confronto do Flamengo no Brasileirão do ano passado.

A 3ª fase da Operação Penalidade Máxima é um desdobramento das anteriores e segue focada na suspeita de manipulação no futebol brasileiro. No total, foram executados 10 mandatos de busca e apreensão, abrangendo municípios como Goiânia (GO), Bataguassu (MS), Campina Grande (PB), Nilópolis (RJ), Santana do Parnaíba (SP), São Paulo (SP), Volta Redonda (RJ) e Votuporanga (SP).

Os mandatos foram expedidos pela 2ª Vara Estadual dos Feitos Relativos a Delitos Praticados pela Organização Criminosa e Lavagem ou Ocultação de Bens Direitos e Valores. A investigação tem como foco possíveis condutas ilícitas que podem configurar uma organização criminosa para fraudar resultados de partidas de futebol, conforme previsto na Lei nº 12.850/13 e nos artigos 198 e 199 da Lei Geral do Esporte.

Alvos da 3ª fase da Operação Penalidade Máxima

Alvos da 3ª fase da Operação Penalidade Máxima (Imagem: Divulgação / MP-GO )
Alvos da 3ª fase da Operação Penalidade Máxima (Imagem: Divulgação / MP-GO )

A apuração do Ministério Público concentra-se em um grupo de criminosos que buscava aliciar jogadores com o objetivo de participarem de um esquema de manipulação de resultados nas partidas do Brasileirão do ano passado e dos Estaduais disputados neste ano. As partes envolvidas receberam compensações financeiras para influenciar aspectos específicos das partidas, tais como a entrega de cartões amarelos ou vermelhos, a realização de pênaltis e a contribuição para o placar parcial ou total do jogo.

Confiras partidas investigadas nesta fase da Operação Penalidade Máxima

JogoCompetiçãoAno
Flamengo 1 x 2 AvaíSérie A2022
Náutico 1 x 3 Sampaio CorrêaSérie B2022
Criciúma 2 x 1 NáuticoSérie B2022
Goiânia 2 x 1 AparecidenseGoianão2023
Goiás 2 x 0 GoiâniaGoianão2023
Nacional 2 x 1 Auto EsporteParaibano2023
Sousa 4 x 0 Auto EsporteParaibano2023

O MP-GO, mantém sigilo, não revelando detalhes sobre as ações específicas em cada jogo ou os nomes dos jogadores envolvidos no esquema. No entanto, garantiu que as partidas do Brasileirão e da Série B foram disputadas no segundo turno de suas respectivas competições.

COMPARTILHE: