Em uma coletiva de imprensa nesta quarta-feira (12), Bruno Lage, o novo treinador do Botafogo, foi apresentado oficialmente ao clube e aos seus torcedores. Vestindo a camisa 7 do Glorioso, o treinador português prometeu fazer tudo em seu poder para continuar a “temporada fantástica” da equipe.
A contratação de Bruno Lage veio como parte de uma estratégia elaborada por John Textor, acionista da SAF, que também esteve presente na coletiva de imprensa. Segundo Textor, a escolha de Lage foi focada em manter o alto nível de desempenho do Botafogo e alinhar-se com a preferência do acionista por um estilo de jogo europeu e português. “No futuro quero que esse seja o estilo do Botafogo”, comentou.
Textor também falou sobre de quem seria o mérito de um possível título do clube na atual temporada. “Independentemente de quem possa ter os méritos, o importante é o Botafogo ser campeão no fim do ano. Se os méritos forem do Luís ou do Bruno, é indiferente. O importante é o Botafogo estar no topo e o torcedor, no final, estar feliz com um título”, concluiu o empresário.
O desafio para Bruno Lage agora é conduzir o clube na busca pelo título do Campeonato Brasileiro. Além disso, o novo técnico assume o Botafogo em uma semana decisiva para o time na copa Sul-Americana.
O treinador enfatizou a necessidade de uma “transição pacífica” para garantir o sucesso contínuo do clube. Ele planeja analisar cuidadosamente a equipe e implementar mudanças estratégicas para manter a motivação dos jogadores.
Bruno Lage e Luís Castro
Durante a entrevista, Lage também refletiu sobre a sua relação com o antigo treinador do Botafogo, Luís Castro. Ambos têm um passado semelhante no futebol português e trocaram palavras antes da partida de Castro. “Ele me disse que há um grupo fantástico de jogadores, um estafe do clube também fantástico”, revelou o novo comandante.
Sobre o passado em comum com o antigo treinador, Lage contou que ambos iniciaram suas carreiras em momentos semelhantes e por vezes ocuparam lados opostos na disputa. “Temos um passado muito parecido. Enquanto o Luís era coordenador do Porto eu era treinador da base do Benfica. Nos cruzamos várias vezes. Quando assumiu a equipe B do Porto e a equipe A, eu fiz o mesmo percurso”, revelou.
Recepção dos botafoguenses
Desde o primeiro momento, Bruno Lage contou com o apoio do torcedor botafoguense. Entusiasmados com a ótima fase vivida pela equipe e confiantes na continuidade do trabalho de um técnico português com uma linha parecida a do anterior, os torcedores fizeram questão de recepcionar o novo mister.
Assim, logo que desembarcou no Aeroporto do Galeão, o técnico português foi recebido pela torcida botafoguense com cânticos e palavras de apoio. Desse modo, em resposta Lage também parou para fotos e trocou algumas palavras rápidas com a torcida antes de sua apresentação no Nilton Santos.
Sobre Bruno Lage
Em seu terceiro clube como treinador, Bruno Lage conquistou títulos apenas com o Benfica. Nesse sentido, o técnico foi campeão do Campeonato Português na temporada 18/19 e da Super Taça de Portugal na temporada 19/20. Além disso, comandou o Wolverhampton da Premier League durante a temporada 21/22.
Enquanto no time português teve um aproveitamento superior a 72%, com 76 jogos, 51 vitórias, 12 empates e 13 derrotas. Da mesma forma, com a equipe do futebol inglês obteve pouco mais de 42%, com 54 jogos, 19 vitórias, 9 empates e 23 derrotas.
Embora o técnico tenha atuado na maioria das vezes com uma linha de quatro defensores, por vezes optou por variações para um esquema mais defensivo com cinco na linha de defesa. Além disso, quando mais ofensivo, Lage usa uma linha de cinco no meio campo, com três jogadores construindo a partir da defesa. Atualmente o treinador costuma executar um futebol mais ofensivo e buscar ter sempre a posse de bola.
Um Comentário