Barcelona ou Real Madrid: qual clube espanhol é o mais popular do mundo?

Quando Barcelona e Real Madrid entram em campo, a certeza é de fortes emoções. Afinal, essas duas equipes são protagonistas do maior clássico do futebol espanhol. Frequentemente entre os líderes da La Liga – principal competição de futebol da Espanha – Barcelona e Real Madrid competem também fora das quatro linhas.

Uma disputa comum entre os maiores rivais é o número de torcedores. Várias equipes disputam para saber qual tem a maior base de fãs. Corinthians, Palmeiras, Flamengo, Vasco e assim sucessivamente. Essa rivalidade também está presente na Europa, principalmente entre Barcelona e Real Madrid.

Mas qual dessas duas equipes tem a maior base de torcedores no mundo todo? Ou seja, muito além da Espanha, quão popular é o Barcelona ou o Real Madrid no Brasil e em outros países?

Métricas sociais apontam para vitória do Real Madrid

Pouquíssimos são os estudos que indicam o quão popular é um time no mundo. Pois há realmente muitas equipes que chamam a atenção no futebol mundial. Alguns dos tipos que costumam estar entre os top 10 de popularidade em todo o mundo são equipes que fazem parte da Premier League.

No caso de Barcelona e Real Madrid, outro ponto que chama a atenção e uma boa maneira de analisar a popularidade dessas duas equipes é acompanhar suas contas nas redes sociais. No caso do Barcelona, por exemplo, seu Instagram tem aproximadamente 120 milhões de seguidores. Esse valor é bem elevado quando comparado com outras equipes europeias.

Porém, quando comparamos o número de seguidores do Barcelona com os do Real Madrid no Instagram, os Merengues levam a melhor. Isso porque o Real tem aproximadamente 135 milhões de seguidores. A diferença pode até parecer pequena em um primeiro momento, mas estamos falando de 15 milhões de fãs, um valor substancialmente elevado.

Vale destacar que o Real Madrid é um clube que é reconhecido por ter mais história conservadora no futebol espanhol. O Barcelona, por sua vez, é visto como uma equipe mais rebelde, que chegou mais recentemente e tenta mostrar que o futebol espanhol não é feito apenas de tradição.

Maior número de fã clubes

Na temporada de 2021/22, dados públicos na internet evidenciaram a popularidade de Barcelona e Real Madrid para os seus fãs. Enquanto o Barcelona tinha aproximadamente 160 fãs clubes localizados fora da Espanha, o Real Madrid tinha aproximadamente 230. Mais uma vez, os Merengues levam a melhor, comprovando sua popularidade global.

Um fator que chama a atenção para os resultados recentes estatísticos do Real Madrid é o fato de os Merengues terem conseguido destaque em competições europeias. Na Liga dos Campeões 2022/23, por exemplo, sua vitória esmagadora contra o Liverpool no Anfield foi suficiente para fazer com que o clube se destacasse nos jornais.

Com isso, sua popularidade aumentou ainda mais, o que mostra a tendência de que o Real Madrid tenha muito mais popularidade do que o Barcelona entre os fãs de futebol em todo o mundo.

COMPARTILHE: