Baraúnas: Campeão declarado e reconhecido da 2ª Divisão do Estadual

Baraúnas: Campeão declarado e reconhecido da 2ª Divisão Estadual (Foto: Jaciane Famely/Mossoró EC)
Baraúnas: Campeão declarado e reconhecido da 2ª Divisão Estadual (Foto: Jaciane Famely/Mossoró EC)

Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas está de volta à primeira divisão do Campeonato Potiguar após cinco anos na segundona. O Leão do Oeste foi declarado campeão da Segunda Divisão Estadual pela Federação Norte-rio-grandense de Futebol, após a desclassificação do Mossoró Esporte Clube (MEC).

Então vencedor do Campeonato Potiguar da Segunda Divisão, o Mossoró EC, foi desclassificado por uma inadequação na sua participação. Uma mudança no estatuto social do clube, realizada em outubro de 2013, registrava o MEC como praticante de futebol amador, o que por consequência o impossibilitava legalmente de disputar o Campeonato Estadual, que tem a exigência do nível profissional.

Nesse sentido, em Nota Oficial, o clube reconheceu a decisão e anunciou que não irá recorrer judicialmente. A escolha do MEC acontece pelo entendimento de “que o direito não pode perder para o erro” e assim para, nas palavras do clube, “não prejudicar o campeonato e os demais clubes filiados”, o Mossoró reconheceu o Baraúnas como Campeão Potiguar da 2ª Divisão, provando o compromisso do MEC com o “FairPlay e a ética esportiva”.

Acesse a íntegra da Decisão da FNF

Campeão da 2ª Divisão Estadual, Baraúnas volta ao Campeonato Potiguar em 2024

Com o resultado, o agora Campeão declarado e devidamente reconhecido, o Baraúnas, retornará em 2024 a primeira divisão do Campeonato Potiguar. A última vez em que a equipe esteve na elite do futebol norte-rio-grandense ocorreu em 2018, quando acabou sendo rebaixada com apenas uma vitória no primeiro turno e um empate no segundo turno, somando apenas quatro pontos conquistados.

Como Campeão da 2ª Divisão, o Baraúnas estará ao lado de Força e Luz, ABC e Potiguar de Mossoró, formando o Grupo B da competição em 2024. Do outro lado, o Grupo A será formado por América-RN, Globo FC, Potyguar CN e Santa Cruz de Natal.

Enquanto na primeira fase do Campeonato Potiguar os clubes se enfrentam dentro dos respectivos grupos, na segunda fase o confronto é com os adversários da outra chave. Em ambos os turnos, os dois primeiros de cada grupo avançam a fase mata-mata. A reestreia do Baraúnas no Campeonato Potiguar da primeira divisão ocorrerá contra o Força e Luz. A competição deverá começar entre 17 e 18 de janeiro.

Confira a íntegra da Nota oficial publicada pelo MEC

Nota oficial, Mossoró Esporte Clube (MEC).

O Mossoró Esporte Clube vem por meio desta Nota Oficial assumir a responsabilidade pelo seu erro. Reforçamos nosso compromisso com o FairPlay e a ética esportiva.

Por entendermos que o direito não pode perder para o erro e para não prejudicar o campeonato e os demais clubes filiados, decidimos não recorrer e reconhecer o Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas como campeão da 2ª divisão de 2023.

Reiteramos o pedido de desculpas aos nossos torcedores, jogadores, familiares, comissão técnica e todos os nossos patrocinadores.

O MOSSORÓ ESPORTE CLUBE VOLTARÁ MAIS FORTE, O SONHO NÃO ACABOU!

COMPARTILHE: