Aconteceu de novo: Diante do Grêmio, o Botafogo sofre nova virada por 4×3

Mesmo abrindo dois gols de diferença, o Glorioso não conseguiu manter o placar favorável e cedeu mais uma derrota de virada.
Aconteceu de novo: Diante do Grêmio, o Botafogo sofre nova virada por 4x3 (Fotos: Alexandre Durão / Grêmio FBPA)
Aconteceu de novo: Diante do Grêmio, o Botafogo sofre nova virada por 4x3 (Fotos: Alexandre Durão / Grêmio FBPA)

“Tem coisas que só acontecem com o Botafogo”, poderia dizer o torcedor Botafoguense. Diante do Grêmio, em São Januário, o Glorioso foi melhor em boa parte do jogo desta quinta-feira (09), e até chegou a abrir dois gols de vantagem. Mas sofreu mais uma virada na etapa final do confronto.

Válida pela 33ª rodada do Brasileirão, a partida contra o Grêmio tinha tudo para ser um momento de retomada do Botafogo. Mesmo jogando fora do “tapetinho” do Nilton Santos, o Glorioso viu os seus torcedores comparecerem a casa vascaína para apoiar a equipe.

Após ver seus adversários diretos tropeçarem em seus jogos, o time comandado por Lúcio Flávio só precisava fazer a sua parte. Com a torcida empurrando e o retorno da sua dupla de zaga titular, tudo contribuía para um cenário de vitória para o Fogão.

Tudo, menos o Grêmio. A equipe comandada por Renato Portaluppi tinha a seu favor uma sequência de quatro vitórias, a má fase botafoguense e Luis Suárez.

Antes juntos no Atlético de Madrid, Luisito e Diego Costa se reencontraram pela primeira vez no Brasileirão. O centroavante brasileiro naturalizado espanhol foi a aposta de Lúcio Flavio para o lugar de Tiquinho, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

Como foi Botafogo x Grêmio?

Com a bola rolando, não demorou muito para o placar ser alterado pela primeira vez. Substituindo Marçal, o lateral-esquerdo Hugo cruzou na área e Diego Costa aproveitou o vacilo na marcação gremista para dominar de peito e chutar rasteiro entre as pernas de Gabriel Grando.

Em desvantagem no placar a resposta gremista não demoraria e viria com Everton Galdino. Aos 8′ minutos de jogo, apenas três após sofrer o gol, o Camisa 13 do Grêmio recebeu um belo lançamento de Carballo, nas costas da defesa botafoguense. Dentro da área, Galdino chutou cruzado, rasteiro e no contrapé de Lucas Perri, para deixar tudo igual.

Na sequência, o Botafogo voltaria a marcar no primeiro tempo aos 28′ minutos de jogo, com Júnior Santos! Aproveitando um contra-ataque na bola recuperada de cabeça por Adryelson, Marlon Freitas fez belo passe por cobertura para Diego Costa. Frente à frente com Grando e pressionado pela marcação o espanhol finalizou como pôde. Atento, o goleiro gremista até conseguiu tocar na bola, mas ela sobrou para Júnior Santos mandar para o gol e garantir a vitória parcial no primeiro tempo.

Segundo tempo

No segundo tempo, o Botafogo voltaria decidido a resolver nos primeiros minutos. Nesse sentido, o time da Estrela Solitária faria um gol relâmpago.

Antes mesmo do cronômetro marcar um minuto, o Fogão já ampliaria a sua vantagem para dois gols de diferença. Após Júnior Santos recuperar a bola e tocar para Marlon Freitas, o volante lançou Di Plácido na ponta-direita. O lateral-direito devolveria com maestria para o Camisa 17 chegar chutando e surpreender Grando.

Com 3×1 para o Botafogo e a torcida empolgada, a vitória parecia certa. Porém, semelhante ao que aconteceu na última semana contra o Palmeiras, não foi bem assim que terminou.

Hat Trick de Luiz Suárez garante a virada para o Grêmio

Hat Trick de Luiz Suárez garante a virada para o Grêmio (Fotos: Alexandre Durão / Grêmio FBPA)
Hat Trick de Luiz Suárez garante a virada para o Grêmio (Fotos: Alexandre Durão / Grêmio FBPA)

Em desvantagem e sem nada a perder, o Grêmio jogou como um ‘franco atirador’, o que se revelou uma vantagem e tanto para o time que tinha Luis Suárez, El Pistoleiro.

Em apenas oito minutos, o Grêmio conseguiria uma reação histórica para empatar a partida. Primeiro, a bela jogada individual de Ferreirinha pela ponta-esquerda abriria espaço na defesa do Botafogo. Aproveitando a brecha, o Camisa 10 chutou e a bola desviou, sobrando nos pés de Luis Suárez. El pistoleiro driblou Hugo e marcou um belo gol na saída de Lucas Perri.

Se sofrer um gol rápido assim não era bom, pior seria sofrer dois e ceder o empate. Logo aos 8′ minutos do segundo tempo, El Pistoleiro apareceu novamente. Em nova jogada de Ferreirinha pela esquerda, o Camisa 10 encontrou um lançamento perfeito para o artilheiro do Grêmio, Luis Suárez, receber na área e deixar tudo igual em São Januário.

Tentando reagir e ao mesmo tempo sem acreditar no que acontecia em campo, a equipe do Botafogo até buscou atacar. Mas o Grêmio tem Luisito e sabe o quão decisivo El Pistoleiro pode ser.

Aos 23′ minutos de partida, aconteceu novamente, o Botafogo sofreu uma nova virada de 4×3. Após tabelar com Villasanti, o artilheiro uruguaio marcou o seu terceiro gol na partida decretando a vitória do Imortal. Final Botafogo 3×4 Grêmio!

Um Brasileirão mais aberto do que nunca

Com o resultado conquistado, o Grêmio alcança a vice-liderança do Brasileirão. Restando apenas cinco rodadas para encerrar o Campeonato, três times estão igualados com 59 pontos nas primeiras posições.

O Botafogo segue liderando a competição com 59 pontos e um jogo a menos. Porém é seguido com a mesma pontuação e número de vitórias pelo Grêmio, que fica atrás no saldo de gols. O Palmeiras é o terceiro com a mesma pontuação, mas com uma vitória a menos. O Bragantino fecha o G4, com apenas um ponto a menos que os outros três.

Próximos jogos de Botafogo e Grêmio

O Botafogo terá pela frente o seu terceiro confronto direto praticamente consecutivo. Diante do Red Bull Bragantino, o Glorioso terá um duro duelo no Estádio Nabi Abi Chedid. Válida pela 34ª rodada da competição, a partida que acontecerá às 16h00 (horário de Brasília), neste domingo (12), pode pôr um fim a liderança botafoguense.

Ao mesmo tempo, o Grêmio recebe na Arena Grêmio o Corinthians. A depender do resultado entre Bragantino x Botafogo, o Grêmio, se vencer, poderá alcançar a liderança da competição.

COMPARTILHE: