Notícias

Diabetes, uma das principais causas de óbitos no mundo

A Diabetes é considerada uma endemia por muitos profissionais da saúde, e junto com outras doenças já se tornou a principal causa de óbitos no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde, e é uma doença que atinge nove milhões de brasileiros segundo informações da pesquisa do IBGE de 2016.

Diabetes Mellitus é causada pela inoperância do pâncreas, fazendo com que o açúcar dos alimentos não seja processado da maneira correta, fazendo com que a produção de energia  abaixe e o aumente o índice de açúcar no sangue, situações  que debilitam a saúde de uma maneira geral.

Entre os principais sintomas destacam-se: muita vontade de urinar, boca seca, transpiração excessiva, cansaço, aumento ou perda brusca de peso, tontura, impotência sexual, ferimentos com cicatrização lenta, feridas que surgem por conta do diabetes e afetam os nervos, na maioria das vezes nos membros, nos rins e no coração.

A Diabetes ao contrario de outras enfermidades, não é uma doença única, e sim um conjunto de doenças que tem certas semelhanças, basicamente o aumento de glicose no sangue provocado por dois fatores, que caracterizam os tipos de Diabetes.  A Diabetes Tipo 1 se caracteriza pela pouca produção de insulina através do pâncreas, nestes casos a doença ocorre normalmente na juventude, e por conta do indivíduo não produzir insulina ele necessita repô-la de algum jeito para poder queimar o açúcar no sangue (insulino -dependente)   necessitando  tomar o hormônio  todos os dias e  por toda a vida.

Já na Diabetes tipo 2, as células são resistentes a insulina e,  neste caso,  a doença acontece mais tarde, por volta dos 40 anos de idade e a pessoa não é insulino-dependente.

É frequente também a Diabetes Gestacional, que ocorre durante a gravidez e em grande parte dos casos ocorre pelo aumento de peso da mulher. Existem também outros tipos de Diabetes associadas a outras doenças como inflamação do pâncreas causada pelo alcoolismo e com o pâncreas  sem funcionar  a pessoa fica diabética.

Os fatores de risco são: obesidade, hereditariedade, sedentarismo, hipertensão, triglicérides e colesterol fora do controle, além de fatores externos como o desgaste emocional, gravidez sem acompanhamento de pré –natal e o uso de alguns medicamentos como os a base de cortisona.

O tratamento dependerá do tipo de diabetes que se adquire , no tipo 1 é imprescindível utilizar insulina todos os dias, para repor esse hormônio que falta no organismo. A supressão deste medicamento pode provocar uma reação muito perigosa à pessoa, podendo levar a morte. Já no tipo 2 não é necessário fazer uso de insulina, podendo ter os níveis de glicose controlados através de medicação via oral, sempre acompanhado  de dieta alimentar e atividade física.

O diabetes não controlado pode provocar inúmeros males levando até a amputações, cegueira e morte.

Por mais que se explique sobre o diabetes, suas causas e consequências como alerta, é necessário salientar que nada substitui uma consulta médica e acompanhamento do quadro.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.