Como se manter no emprego

Como se manter no emprego

fevereiro 17, 2020 0 Por Rafael Nicácio

Os primeiros meses do ano, para muitos, é o inicio de um novo ciclo profissional. De acordo com o Ministério da Economia, o ano de 2019 fechou com o maior saldo de emprego com carteira assinada em números absolutos desde 2013. O Brasil registrou a criação de 644 mil vagas de emprego formal no ano passado, 21,63% a mais que o registrado em 2018. Dessa forma, surge um novo desafio, tão grande quanto ingressar no mercado de trabalho: como se destacar e se tornar um profissional indispensável para a organização?

Diversos fatores são essenciais para esse destaque, entre os principais, estão: a manutenção da proatividade, o bom relacionamento na empresa, e até um comportamento empreendedor, segundo orienta Caroline Candeias, professora do curso de Gestão de Recursos Humanos da Estácio Natal.

“Após o entusiasmo dos primeiros meses, quando se é novato, é importante atentar para manter a proatividade na empresa, pois demonstra aos gestores interesse por novas funções e vontade de encontrar soluções para os problemas do trabalho”, relata.

A especialista acrescenta ainda que a proatividade deve ser acompanhada do trabalho em equipe e formação de parcerias profissionais. Afinal, a prática do networking não é apenas para uma recolocação no mercado de trabalho, mas é saudável também dentro de uma empresa. Evidencia a facilidade em se relacionar profissionalmente, além de dar visibilidade dentro da organização.

Outra prática interna possível também é o empreendedorismo, ou melhor, o intraempreendedorismo. “Novas ideias surgem a todo o tempo, mas nem sempre é preciso se desligar da empresa para colocar em prática o novo plano. Trazer uma ideia inovadora para dentro da organização pode promover um salto profissional com um crescimento junto a empresa”, ressalta Candeias.