Portal N10 - O seu portal de notícias

Portal N10 - O seu portal de notícias

PUBLICIDADE

A guerra do streaming: por que está ficando mais difícil assistir aos seus esportes favoritos

Foto: Unsplash

A forma como consumimos entretenimento mudou muito nos últimos anos. Novas tecnologias, como as plataformas de streaming, chegaram com tudo e mudaram de forma permanente o mercado de transmiss ões de eventos esportivos. Mas isso não significa que tenha ficado mais fácil encontrar e assistir o seu jogo ou torneio favorito.

Neste artigo nós vamos explicar o seguinte:

  • o que são as plataformas de streaming;
  • como a sua chegada ao mercado mudou a forma como as transmissões são negociadas;
  • o impacto disso na experiência do espectador.

Então continue a leitura e descubra porque está ficando mais difícil assistir aos seus esportes favoritos!

Bloqueios geográficos

Uma das características das plataformas de streaming é o fato de elas oferecerem conteúdos diferentes nas diversas regiões em que atuam. Um filme disponível nos Estados Unidos, por exemplo, pode não estar disponível para o público brasileiro, e vice-versa. Ao contrário dos canais por assinatura, por exemplo, em que a programação costuma ser global.

Essa diferença pode atrapalhar os espectadores mais impacientes, que querem ter acesso imediato aos lançamentos de outros mercados. Existem formas de contornar esse obstáculo, alterando a localização da sua conexão à internet. Para fazer isso você precisa apenas saber como mudar VPN.

Preços salgados

Durante muitos anos o público brasileiro teve acesso aos seus eventos esportivos apenas pela televisão aberta. Era assim que assistíamos o campeonato de Fórmula 1, a Copa do Mundo de Futebol e esse conteúdo era disponibilizado gratuitamente. Mas, com o aumento da variedade de plataformas de streaming e o avanço das associações esportivas por remunerações melhores, essa realidade mudou.

Existem muitos eventos disponíveis nas plataformas e você pode acompanhar de perto as competições das modalidades esportivas que mais te agradam ao redor do mundo. Mas, para isso, em alguns casos poderá ser necessário pagar um valor avulso ou ser assinante de uma plataforma de streaming.

Transmissões mais simples

Na batalha pelas competições mais disputadas as plataformas de streaming são forçadas em muitos casos a fazerem ofertas muito agressivas, pagando altos valores. E elas não podem repassar todo esse valor para os espectadores, porque isso pode diminuir a audiência, o que inviabilizaria o negócio.

Então, uma das soluções que elas têm utilizado é a de reduzir a estrutura para a cobertura dos eventos, diminuindo assim o custo para a realização da cobertura deles. Desta forma é possível atingir um grande número de usuários, o que é o objetivo final de qualquer plataforma de entretenimento. Mais audiência significa patrocínios mais caros, e mais lucratividade.

Desinformação

Outro obstáculo que começou a fazer diferença para os fãs de esporte é a dificuldade de acompanhar as informações sobre onde e quando um jogo será transmitido. Com um número muito maior de opções, e as constantes mudanças dos locais de transmissão, o espectador fica obrigado a estar muito atento e seguir de perto as direções de onde assistir.

Com isso o que acontece muitas vezes por atrasos e mal entendidos é:

  • termos que procurar em cima da hora o local de um jogo
  • perdemos a transmissão completa do jogo
  • perdermos ao menos uma parte da transmissão

Se você quiser muito assistir a um determinado jogo precisa se informar com antecedência sobre onde e quando ele será transmitido.

Dificuldades na assinatura

Outro inconveniente que o aumento nas transmissões acontecendo nas plataformas de streaming criou é o problema casual com as assinaturas. Em muitos casos, o site de cadastro pode ficar congestionado e não responder de forma apropriada. Principalmente quando os eventos em questão são de grande magnitude.

Com isso, as pessoas podem ter problemas para conseguirem ter acesso aos conteúdos. Esse inconveniente não existia antes, quando a transmissão era feita por canais de televisão. Era muito raro que qualquer problema técnico impedisse a transmissão de um evento esportivo.

Problemas de conexão

E a conexão à internet também pode se tornar um grande problema quando a maioria dos eventos esportivos está sendo transmitida em plataformas de streaming. Isso porque para assistir aos jogos se torna absolutamente indispensável que o dispositivo esteja conectado à internet.

Foto: Unsplash

É muito comum que aconteçam problemas de conexão. Eles podem estar relacionados ao congestionamento da rede, problemas nas instalações e equipamentos e também em razão de tempestades e problemas no fornecimento de energia. Com isso foram adicionadas muitas variáveis que podem causar a interrupção da transmissão de um torneio esportivo.

O lado bom

É claro que com tudo isso pode parecer que as plataformas de streaming trouxeram apenas malefícios, mas isso não é verdade. O fato é que a modernização tem muito a acrescentar para todos os envolvidos na transmissão de um evento como esse. Nós apenas precisamos nos adaptar e criar as soluções que faltam para que o modelo de streaming seja perfeito, assim como foi feito anteriormente com a televisão.

Enquanto isso não acontece, nós também podemos aproveitar uma vantagem das plataformas de streaming: a possibilidade de assistir um conteúdo gravado. Assim você pode até mesmo agendar o horário em que quer assistir a um jogo. Essa conveniência pode ser considerada um fator positivo em favor do streaming.

COMPARTILHE:

Romário Nicácio

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.