Home Notícias Brasil RN Parnamirim Parnamirim antecipa campanhas de vacinação antirrábica

Parnamirim antecipa campanhas de vacinação antirrábica

Parnamirim antecipa campanhas de vacinação antirrábica
0

Antecipando a campanha de vacinação antirrábica, a prefeitura municipal de Parnamirim, por meio da Secretaria de Saúde, começa a vacinar neste sábado (16), na Unidade Básica de Saúde do bairro de Nova Esperança, das 8h ás 12h, cães e gatos.

A orientação é para que os moradores levem seus animais de estimação para imunizá-los e prevenir contra a raiva. De acordo com a equipe da saúde, essas pré-campanhas acontecerão quinzenalmente nos bairros até 10 de setembro – Dia D de Vacinação.

A equipe iniciou por Nova Esperança por ser um bairro populoso, mas a ideia é levar essa campanha para todos os bairros de Parnamirim.

Sobre a doença

Raiva: O período de incubação é, em geral, de 15 dias a dois meses. No inicio o animais pode apresentar mudanças de comportamento, escondem-se em locais escuros ou mostram uma agitação inusitada. Após 1 a 3 dias, o cão se torna agressivo, com tendência a morder e arranhar (no caso dos gatos). A salivação torna-se abundante, uma vez que o animal é incapaz de deglutir sua saliva, em virtude da paralisia dos músculos da deglutição. Há alteração do seu latido (no caso dos cachorros), que se torna rouco ou bitonal, em virtude da paralisia parcial das cordas vocais. Os animais domesticos infectados pelo vírus rábico têm propensão de abandonar suas casas e percorrer grandes distâncias, durante a qual podem atacar outros animais, disseminando, desta maneira, a raiva. Na fase final da doença, é frequente observar convulsões generalizadas, seguida paralisia, resultando em morte.

Especial atenção dever-se-á dar a outras sintomatologias que podem ocorrer quando a raiva em cães e gatos for transmitida por morcegos, fato que vem ocorrendo em algumas regiões do país.

Hiago Luis Estudante de jornalismo e concluindo a graduação. Natalense de nascença e coração. Experiência em assessoria de comunicação, jornalismo online e impresso, rádio jornalismo, produção e reportagem em TV. Palmeirense, canceriano e fã de tudo que envolve HQ,s. Mas que tudo, viciado em trabalho. Amo o que faço. Prefiro o PES, ao Fifa! Prazer, Hiago Luis!
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!