Home Notícias Variedades Mundo Pet Os cachorros são realmente capazes de sentir emoções complexas?

Os cachorros são realmente capazes de sentir emoções complexas?

Os cachorros são realmente capazes de sentir emoções complexas?
Reprodução/r7
0

Que o seu cachorro fica feliz ou triste você já deve saber. É uma emoção básica que os animais também sentem. Mas e sentimentos complexos como culpa, compaixão, amor ou orgulho? Será que os nossos companheiros caninos são capazes de sentir?

É comum ver cachorros serem tratados como crianças por seus donos. Muitos consideram esse tipo de atitude exagerada, mas uma nova pesquisa indica que os apaixonados por cães podem estar no caminho certo: o nível de emoção sentido por um cão é comparável ao de uma criança.

Segundo a Modern Dog Magazine, as crianças começam a vivenciar empatia ou as chamadas emoções secundárias por volta dos 2 anos. Pesquisadores acreditam que a habilidade mental de um cachorro é bem parecida com um bebê de 1 ano e 6 meses. E essa semelhança também se refere às emoções, e não apenas à capacidade mental.

Resumindo, cachorros sentem emoções, porém, tais emoções são em menores escalas do que a dos humanos adultos. Sabe quando o seu cachorro tem consciência que fez algo errado? Muito provavelmente ele não está sentindo culpa e sim medo das represálias — e o medo é um sentimento bem mais simples do que a culpa.

AGINDO FEITO CRIANÇA

Em outras palavras: eles são capazes de sentir as mesmas emoções que uma criança sente. Não é a toa que também agem como se fossem filhos de seus donos, certo?

cachorro

De acordo com uma pesquisa sobre os caninos, realizada pelo neurocientista Gregory Berns, da Universidade Emory e publicada no NY Times, quando os cães recebem sinais de comida ou a visita dos donos, uma área do cérebro chamada núcleo caudado começa a trabalhar mais. Essa região é cheia de receptores de dopamina, parte do sistema de recompensa do cérebro que libera sensação de prazer. E é a mesma área que nosso cérebro ativa quando estamos prestes a fazer algo que gostamos: como comer, ganhar dinheiro ou namorar.

E daí? Bem, segundo o pesquisador, essa semelhança entre os dois cérebros indica que os cães também sentem emoções, como nós. Ou melhor, como as crianças. “A habilidade de experimentar emoções positivas, como amor, poderia significar que os cachorros tem um nível de sensibilidade ccomparável ao de uma criança humana”, explica Berns. E ele vai além na conclusão: “cachorros também são pessoas”.

EMOÇÕES

Enquanto alguns defendem que os cães têm apenas emoções simples, o psicólogo Marc Bekhoff escreveu em um artigo na Psychology Today em que tenta provar o contrário: “Como os cachorros compartilham as mesmas bases neurais que outros animais que sentem culpa, orgulho, vergonha e mais emoções complexas, não há razão para afirmar que os cães não sintam dessa maneira”.

Vale ressaltar que não muito tempo atrás cientistas pensavam que cachorros — e todos os animais — não tinham nenhum tipo de sentimento. Portanto, é um campo a ser estudado ainda.

Infelizmente, ainda não há uma resposta definitiva para a pergunta. Você acha que o seu cachorro sente ciúmes, culpa ou orgulho?

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!