Home Notícias Esporte Joseph Blatter coloca mandato à disposição na Fifa

Joseph Blatter coloca mandato à disposição na Fifa

Publicidade

Joseph Blatter coloca mandato à disposição na Fifa
Joseph Blatter (Foto: International Students’ Committee / Wikimidia Commons)
0
Publicidade

(ANSA) – Recém-reeleito para seu quinto mandato na presidência da Fifa, Joseph Blatter anunciou nesta terça-feira (2) que está colocando o seu cargo à disposição. O cartola suíço convocou um congresso extraordinário, a ser realizado no dia 26 de maio de 2016, no México, para eleger seu sucessor no comando da entidade máxima do futebol.

Em declaração à imprensa em Zurique, o suíço afirmou que seu mandato não é apoiado por toda a comunidade do esporte mais amado do mundo, razão que motivou a sua decisão. Na última sexta-feira (29), Blatter havia sido reeleito para comandar a Fifa por mais quatro anos, após superar o príncipe da Jordânia Ali bin Al Hussein. No primeiro turno do pleito, o cartola recebera 133 votos, contra 73 do seu opositor, placar que levaria a uma segunda votação pela primeira vez em décadas.

No entanto, seu adversário acabou desistindo, confirmando assim a vitória de Blatter. “Eu amo a Fifa mais do que qualquer coisa e só quero fazer o melhor para ela e para o futebol”, disse o presidente. O suíço continuará no cargo até a eleição que escolherá seu sucessor. “Agora, estarei em uma posição de implantar ambiciosos protocolos de transparência e reformas”, acrescentou. Além disso, Blatter defendeu um limite ao número de mandatos para o chefe da Fifa e os membros do seu comitê executivo.

Segundo o suíço, o processo de reformas na Fifa será conduzido pelo seu conterrâneo Domenico Scala, presidente do comitê eleitoral que vai monitorar a sucessão no comando da entidade. “Agora é hora da Fifa seguir em frente e mudar a forma como as pessoas a enxergam”, disse Scala.

Escândalos

Apesar das várias denúncias de corrupção envolvendo a Fifa, Joseph Blatter sempre se manteve como homem forte da confederação. O cartola está na organização desde 1975, quando o mandatário era o brasileiro João Havelange.

Na associação que controla o futebol mundial, o suíço já atuou como diretor de programas e desenvolvimento técnico e secretário-geral, até que assumiu sua presidência, em 1998. Na semana passada, uma operação do FBI e da polícia suíça levou à prisão de sete cartolas ligados da entidade, incluindo o ex-chefe da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) José Maria Marin. Contudo, até o momento, Blatter não foi acusado oficialmente, embora esteja sendo investigado pela Justiça norte-americano.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!