Franca vence o Flamengo e é campeão da Champions League das Américas de 2023

Capitão Lucas Dias levanta troféu da Champions das Américas — Foto: Marcos Limonti/Sesi Franca

Neste sábado (18), o Ginásio Pedrocão, em Franca, São Paulo, foi palco da final da Champions League das Américas de 2023. Em um jogo acirrado, o Franca venceu o Flamengo por 88 a 79 e conquistou o título pela primeira vez na história do clube. A competição é considerada a principal liga de basquete da América Latina.

O Franca fez uma campanha impecável, vencendo todos os dez jogos disputados. O Flamengo, por sua vez, chegou à final com sete vitórias e três derrotas. O ala Gui Deodato foi o destaque do jogo, marcando 25 pontos e sendo o cestinha do Flamengo. Pelo time francano, o armador Georginho e o pivô Lucas Mariano marcaram 16 pontos cada. Lucão, pivô do Franca, foi eleito pela organização do torneio como o melhor jogador da competição (MVP).

O primeiro quarto começou com o Franca bem posicionado defensivamente e sem permitir jogadas do Flamengo. O time da casa jogou em seu ritmo confortável e abriu vantagem no marcador. Georginho, Lucas Dias, Lucas Mariano e David Jackson foram bem no quarto. Cuello marcou 10 pontos pelo Flamengo. No segundo quarto, o Flamengo equilibrou a partida a partir da metade, com suas bolas de três. O time carioca venceu o período e diminuiu a diferença para o Franca, que desceu ao vestiário com 11 pontos de vantagem.

O terceiro quarto foi marcado pelo Flamengo, que aos poucos diminuiu a diferença no placar. O único bom momento do Franca foi com Santiago Scala, que acertou duas bolas de três em sequência. Com Lucas Dias pendurado com quatro faltas e Georginho com muitos erros, o Rubro-Negro acelerou o jogo, especialmente com Gui Deodato, venceu o quarto e terminou só quatro pontos atrás do time da casa. No quarto e último período, o Franca melhorou no jogo e conquistou a vitória por nove pontos de diferença.

O Franca é o terceiro time brasileiro a conquistar o título da Champions League das Américas. Antes dele, o Flamengo faturou o título em 2021 e o São Paulo, em 2022. A competição já teve outros campeões brasileiros, como Bauru, Brasília e Pinheiros, quando ainda se chamava Liga das Américas.

Além da conquista do título da Champions League das Américas, o Franca agora tem a oportunidade de disputar a Copa Intercontinental da Fiba (Federação Internacional de Basquete), que será realizada entre os dias 21 e 24 de setembro em Singapura. O clube tem 12 troféus em sua trajetória internacional, incluindo seis títulos sul-americanos, quatro pan-americanos e uma taça da Liga Sul-Americana.

COMPARTILHE:

LEIA TAMBÉM