Convocação de Diniz traz apenas quatro nomes do Brasileirão

Entre os destaques da lista está a ausência de jogadores do Botafogo, atual líder do Brasileirão, dois atletas do Fluminense e o corte de última hora de Lucas Paquetá.
Fernando Diniz convoca Seleção Brasileira para Eliminatórias em setembro Créditos: Thais Magalhães/CBF
Fernando Diniz convoca Seleção Brasileira para Eliminatórias em setembro Créditos: Thais Magalhães/CBF

Na tarde desta sexta-feira (18), a Seleção Brasileira foi convocada pela primeira vez sob o comando do novo treinador, Fernando Diniz. Na lista do técnico do Brasil foram destaque os jogadores que atuam nos Campeonatos Europeus. Apesar disso, dois jogadores que disputam o futebol saudita e quatro atletas do Brasileirão foram convocados.

A convocação da Seleção Brasileira acontece pensando nos dois primeiros jogos das Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. Contra a Bolívia, no dia 8 de setembro, em Belém, e contra o Peru, no dia 12 do mesmo mês, em Lima.

Confira a lista completa

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Ederson (Manchester City).
  • Laterais: Danilo (Juventus), Vanderson (Monaco), Caio Henrique (Monaco) e Renan Lodi (Olympique de Marselha).
  • Zagueiros: Gabriel Magalhães (Arsenal), Ibañez (Al-Ahli), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense).
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Real Madrid), Joelinton (Newcastle), e Raphael Veiga (Palmeiras).
  • Atacantes: Antony (Manchester United), Gabriel Martinelli (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton), Neymar (Al-Hilal), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid) e Vinícius Junior (Real Madrid).

Jogadores do Campeonato Saudita

Entre os jogadores que fazem parte desta primeira lista do técnico Fernando Diniz, destaque para dois jogadores que atuam no Campeonato Saudita: o zagueiro Ibañez (Al-Ahli) e o atacante Neymar (Al-Hilal).

A projeção recente conquistada pelo Campeonato Saudita, advém em boa parte das grandes contratações feitas pelas equipes da competição. Entre os grandes jogadores que fazem parte da nova liga, destaque para Cristiano Ronaldo e Neymar, considerados os maiores nomes da competição atualmente.

Quando questionado sobre a presença de jogadores do “Sauditão”, Diniz não titubeou. O treinador destacou que ainda se sabe pouco sobre o nível competitivo da nova liga e que será necessário continuar observando.

“É uma novidade para o mundo do futebol essa inserção da Arábia Saudita. Na aquisição de jogadores com idade para ainda estar na Europa. Passaremos a olhar. Não sabemos como será para frente. É o desempenho deles que vai dizer. E quando eles forem convocados, como vão desempenhar dentro da seleção”, destacou Diniz.

Convocados do Brasileirão

A nova lista trouxe apenas quatro nomes de jogadores que atuam no futebol brasileiro: o goleiro Bento (Athletico-PR), o zagueiro Nino (Fluminense) e os meias André (Fluminense) e Raphael Veiga (Palmeiras).

Apesar de liderar o Brasileirão, o Botafogo não emplacou nenhum jogador entre os convocados. Contudo, Diniz, que também é treinador do Fluminense convocou dois jogadores que atuam no Tricolor Carioca.

Para o técnico a convocação faz parte de um processo natural, visto que ambos já figuravam em convocações anteriores e no radar da CBF. “Para mim é um motivo de alegria poder convocar. O André tem sido convocado sempre, depois que terminou a Copa. E o Nino estava convocado merecidamente, na última convocação do Ramon. É um jogador que está jogando em um nível excelente nesta temporada e é convocado merecidamente”.

Lucas Paquetá é cortado da lista

Poucas horas antes de anunciar os convocados da Seleção Brasileira, Diniz teve de lidar com o seu maior problema até então, na nova função. O meio-campista do West Ham, Lucas Paquetá, está sendo investigado por suspeita de envolvimento em caso de manipulação de apostas.

Questionado sobre a ausência do meio-campista, Diniz foi direto e esclareceu o motivo do corte do jogador, que até horas antes figurava em sua lista. A ideia do novo treinador da Seleção é de que a não convocação de Paquetá possa evitar “uma maior exposição do atleta”.

“Eu sou um cara que, o que me protege na minha vida inteira, é a verdade. Paquetá estava na lista. É um jogador que eu gosto muito. É uma questão de preservação, deixá-lo resolver essas questões, que excedem o jogo. Deixá-lo mais à vontade para resolver. Tivemos estes problemas aqui no Brasil. Isso precisa do fator tempo para que as coisas se esclareçam. É um jogador que eu adoro, embora nunca tenhamos trabalhado juntos. A CBF vai estar com as portas abertas para recebê-lo assim que ele resolver positivamente essas questões que tivemos de última hora”, revelou o treinador.

Próximo jogo da Seleção Brasileira

O Brasil irá a campo no próximo dia 08 de setembro, às 21h30 (horário de Brasília), contra a Bolívia, em seu primeiro jogo nas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026. A partida ocorrerá no Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, mais conhecido como Mangueirão, em Belém.

COMPARTILHE: