Após derrota, América-RN tem risco de rebaixamento de 69,4%

Para escapar do rebaixamento, Mecão terá de encarar seus três últimos jogos como decisão e precisa de no mínimo duas vitórias
Derrota do América-RN eleva chance de rebaixamento para 69,4% - (Canindé Pereira/América FC)
Derrota do América-RN eleva chance de rebaixamento para 69,4% - (Canindé Pereira/América FC)

Neste domingo (07), o América-RN foi a Florianópolis-SC enfrentar o Figueirense no Estádio Orlando Scarpelli. Válida pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro Série C, a partida terminou com derrota por 3×0 para o Mecão.

Diante do resultado, o América-RN aumentou as suas chances de ser rebaixado à Série D. Atualmente o Mecão tem 69,4% de chance de rebaixamento e terá de encarar suas três últimas partidas como decisões.

Sem poder perder, a equipe Alvirrubra enfrentará agora o Pouso Alegre (MG), Aparecidence (GO) e Floresta (CE). Para evitar o rebaixamento, o América-RN terá em casa duas oportunidades importantes para escapar do Z-4.

Atualmente com 15 pontos somados na competição, a equipe de Dado Cavalcante precisará somar pelo menos mais 7 pontos. Ou seja, será necessário vencer dois e no mínimo empatar mais um desses três últimos jogos.

América-RN conformado em apenas empatar?

Contra o Figueirense, o América-RN foi a campo precisando da vitória, mas dentro de campo a equipe pareceu por vezes jogar pelo empate. Apesar de fazer um primeiro tempo bom e de momentos de trocação, o Mecão não aproveitou as oportunidades e no segundo tempo pareceu conformado com o empate.

Desse modo, após ver o Figueirense abrir o placar, o Alvirrubro precisou se arriscar e o jogo, que até então era relativamente equilibrado, com leve vantagem para o time da casa, passou a ser aberto para o Figueira. Apesar da intenção de empatar a partida, o América-RN não conseguiu criar e concluir como precisava, pior que isso, sofreu mais dois gols, fechando o placar em 3×0, um erro que a equipe não poderá mais cometer se quiser permanecer na terceira divisão.

Aproveitamento e a matemática do rebaixamento

Na Série C, o América-RN mantinha até então uma média de 33,33% de aproveitamento, o que é pouco diante do necessário para se livrar do rebaixamento, algo em torno de 45%. Contudo, após deixar escapar pontos importantes e ser derrotado pelo Figueirense, o Mecão baixou o seu índice de aproveitamento para 31,25%.

Apesar disso, ainda há esperança para o Dragão, se conseguir vencer pelo menos duas e empatar uma partida o seu aproveitamento saltaria para 38,60%. Embora não seja o suficiente para garantir a permanência, o risco de rebaixamento seria reduzido para no máximo 5%.

COMPARTILHE: